
A elaboração de trabalhos acadêmicos, no âmbito dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação, constitui um dos requisitos para obtenção da titulação. Sua designação e características variam segundo o nível do curso: monografia de graduação; de especialização e/ou aperfeiçoamento, isto é, pós-graduação lato sensu; dissertação de mestrado e tese de doutorado, ambos em nível de stricto sensu.
O sucesso de uma pesquisa acadêmica envolve diversos fatores, desde a adequada delimitação do objeto e do problema de investigação, escolha da metodologia segundo os objetivos, até a definição de sua abrangência teórica, entre outros aspectos explorados em disciplina específica e no projeto de pesquisa.
Deverá levar em conta, também, a formação acadêmica do interessado, sua afinidade com o assunto, seu conhecimento e curiosidade sobre determinado problema, intenção ou ideia. Passa ainda pela escolha de uma boa estratégia de busca de informações, onde serão definidos os descritores (termos ou palavras-chave) representativos do tema de pesquisa (assunto) e as fontes de informação mais relevantes.
O Sistema Integrado de Bibliotecas da UFPI (SIBi/UFPI) desenvolveu este Manual De Nomalização De Monografia, Dissertação E Tese com o objetivo de dar subsídios a todos que necessitam de um norteamento para a produção intelectual no ambiente acadêmico.
As dificuldades enfrentadas para elaboração de um trabalho acadêmico são muitas. Com a intenção de diminuir o exaustivo esforço de acesso a essas normas, oferecemos praticidade e comodidade à comunidade acadêmica para elaboração de trabalhos de conclusão de curso.
É importante salientar que este manual não dispensa a consulta às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), nem tampouco o suporte especializado de um Bibliotecário, mas procura colaborar com o autor tornando-o mais autônomo nos momentos em que precisar normalizar trabalhos acadêmicos.
