Nove Partes do Desejo: o Mundo Secreto das Mulheres Islâmicas
é a história da intrépida jornada de Brooks visando ao entendimento das mulheres por detrás dos véus, e das muitas vezes contraditórias forças políticas, culturais e religiosas que moldam suas vidas.
No Irã fundamentalista, Brooks aceita um convite para tomar chá com a viúva do aiatolá – e descobre que a Sra. Khomeini pinta os cabelos. Na Arábia Saudita, ela dribla a rigorosa segregação dos sexos e assiste a uma bacanal, desmascarando a hipocrisia dessa sociedade dominada por homens. Na Etiópia em guerra, ela observa enquanto uma ginecologista trata de mulheres que sofreram mutilação genital, justificada por uma interpretação distorcida do Islã.
Em vilarejos e grandes cidades no Oriente Médio, ela revela o feminismo que surgiu por detrás da proteção do xador e faz outras descobertas surpreendentes que desafiam os estereótipos do mundo muçulmano.
Nove Partes do Desejo é muito mais do que um trabalho cativante de reportagem: é também uma análise perspicaz da religião de maior crescimento no mundo, demonstrando como os textos sagrados do Islã foram mal usados de forma a justificar a repressão das mulheres. Afinal, foi o líder xiita Ali que proclamou: “Deus criou o desejo sexual em dez partes: então ele deu nove partes às mulheres”.
A vida diária das mulheres muçulmanas é o enfoque desta obra. A autora, que durante seis anos foi correspondente do Wall Street Journal no Oriente Médio, estabeleceu ser sua missão mostrar a cultura cuja coerção mantém-se misteriosa para a maioria dos ocidentais. Pesquisando o que há além dos véus e das muitas vezes contraditórias forças políticas, culturais e religiosas que moldam as vidas das mulheres islâmicas, Geraldine Brooks revela uma análise perspicaz da religião de maior crescimento no mundo, demonstrando como os textos sagrados do Islã foram mal usados de forma a justificar a repressão das mulheres.