Galeno Amorim (Org.) – Retratos Da Leitura No Brasil
Investigar o comportamento leitor do brasileiro não é tarefa fácil. E não basta conhecer essa realidade. Se o nosso objetivo é avançar na construção de um País leitor, é fundamental promover a reflexão e o debate sobre esses resultados envolvendo os diferentes segmentos da sociedade e o governo.
Será necessário estreitar relações para buscar soluções efetivas amparadas nas políticas públicas e nas ações de especialistas, representantes do governo e da cadeia produtiva do livro.
Com essa expectativa e com o objetivo de apresentar a análise de especialistas sobre os resultados da segunda edição da pesquisa Retratos Da Leitura No Brasil, o Instituto Pró-Livro (IPL) decidiu promover esta publicação, contando com a parceria da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que aceitou nosso convite para editá-la.
A leitura das análises feitas pelos autores convidados para esta reflexão mostra que os temas abordados se cruzam, tecendo um panorama da situação da leitura no Brasil a partir de diferentes olhares: pesquisadores, educadores, profissionais que representam a cadeia produtiva e os responsáveis pela formulação das políticas e sua instalação.
Essa reunião e o quase consenso em torno do tema livro e leitura demonstram que começa a se tornar efetiva a instalação de debates e ações coordenadas entre a sociedade e o governo, encontro esse fundamental para o avanço na melhoria dos indicadores de leitura no Brasil.
O Instituto Pró-Livro sente-se honrado com a confiança que está sendo depositada nesta entidade que presido e em poder dispor da colaboração de tantos especialistas renomados na construção desse primeiro projeto importante e de âmbito nacional do IPL.
Este projeto – que já se traduz em diferentes ações – teve início assim que fomos convocados pelas entidades fundadoras do instituto – Abrelivros, CBL e Snel – para promover a segunda edição da pesquisa.
Era, assim, oferecida ao IPL a oportunidade de promover o maior estudo de âmbito nacional que tem por propósito contribuir com a reflexão sobre a situação da leitura no Brasil e, também, possibilitar o conhecimento sobre os resultados de investimentos realizados pelo governo e outras instituições da área do livro e da leitura desde a instituição da Lei do Livro, em 2003.
https://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-viola-ensolarada-branca/