Conflito, Fraternidade E Direito Vivo

A coletânes Conflito, Fraternidade E Direito Vivo é uma contribuição fundamental para o início do debate sobre o tema e suas implicações.

As transformações das últimas décadas tornaram o mundo muito mais complexo e interdependente. Isto significa que, concretamente, os problemas ganharam uma nova dimensão e, em muitos casos, passaram a ter feições globais. Assim, a vida humana adquiriu novos contornos e foram relativizados os conceitos de soberania e de fronteiras nacionais.

Este fato produziu um crescimento exponencial das conexões planetárias e, em consequência, gerou laços transversais que perpassam toda a vida em sociedades. O resultado foi uma ruptura com o passado e a conformação de uma nova e complexa realidade. A compreensão desta nova realidade é um dos grandes desafios do momento atual.

Daí, portanto, a necessidade de novas formulações teóricas. Entre estas novas formulações, tem um espaço importante as chamadas teorias do cosmopolitismo. A defesa das teorias cosmopolitas deve ser feita a partir do chamado cosmopolitismo empírico-analítico (nova condição fática do mundo) e, em hipótese alguma, de um cosmopolitismo normativo (e homogeneizante).

Isto significa que as teorias cosmopolitas devem ser, necessariamente, pluralistas e estarem abertas para a diversidade das culturas e para a legitimidade da singularidade de ser diferente. Este é, um dos grandes desafios do Século 21. É que o processo de metamorfose do mundo processado nas últimas décadas é já fato real e as tentativas de formulação teórico-compreensivas deste acontecimento ainda estão dando os primeiros passos. Mas, é importante registrar que extraordinários exemplos podem ser encontrados nas diversas regiões do mundo e nas diferentes áreas do conhecimento.

O presente livro – Conflito, Fraternidade e Direito Vivo: A Concretização Dos Direitos Humanos Na Sociedade Cosmopolita - é um grão de areia neste imenso universo. Mas, é uma contribuição fundamental para o início do debate sobre o tema e suas implicações.

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As transformações das últimas décadas tornaram o mundo muito mais complexo e interdependente. Isto significa que, concretamente, os problemas ganharam uma nova dimensão e, em muitos casos, passaram a ter feições globais. Assim, a vida humana adquiriu novos contornos e foram relativizados os conceitos de soberania e de fronteiras nacionais.

Este fato produziu um crescimento exponencial das conexões planetárias e, em consequência, gerou laços transversais que perpassam toda a vida em sociedades. O resultado foi uma ruptura com o passado e a conformação de uma nova e complexa realidade. A compreensão desta nova realidade é um dos grandes desafios do momento atual.

Daí, portanto, a necessidade de novas formulações teóricas. Entre estas novas formulações, tem um espaço importante as chamadas teorias do cosmopolitismo. A defesa das teorias cosmopolitas deve ser feita a partir do chamado cosmopolitismo empírico-analítico (nova condição fática do mundo) e, em hipótese alguma, de um cosmopolitismo normativo (e homogeneizante).

Isto significa que as teorias cosmopolitas devem ser, necessariamente, pluralistas e estarem abertas para a diversidade das culturas e para a legitimidade da singularidade de ser diferente. Este é, um dos grandes desafios do Século 21. É que o processo de metamorfose do mundo processado nas últimas décadas é já fato real e as tentativas de formulação teórico-compreensivas deste acontecimento ainda estão dando os primeiros passos. Mas, é importante registrar que extraordinários exemplos podem ser encontrados nas diversas regiões do mundo e nas diferentes áreas do conhecimento.

O presente livro – Conflito, Fraternidade e Direito Vivo: A Concretização Dos Direitos Humanos Na Sociedade Cosmopolita – é um grão de areia neste imenso universo. Mas, é uma contribuição fundamental para o início do debate sobre o tema e suas implicações.

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