Pesquisas Em Análise Do Discurso, Multimodalidade & Ensino Vol. I reúne 20 trabalhos de doutores, mestrandos e graduandos da área de Letras, o que demonstra uma preocupação em incentivar e valorizar as produções dos alunos desde que entram para a universidade, mostrando que eles são capazes de desenvolver trabalhos de muita qualidade, maturidade e profundidade como os que aqui estão reunidos.
São textos densos, mas escritos de forma clara e fluente, que nos mergulham numa leitura profunda e crítica de diversas circunstâncias de nossa vida cotidiana e nos chamam a todo tempo para uma postura mais engajada diante dos fatos que vivenciamos cotidianamente e nos convidam a tomar atitudes contra a desigualdade social, a fim de minimizar ou eliminar os diversos tipos de preconceito que ainda são tão frequentes, fortes e violentos em nossa sociedade.
Esses trabalhos têm em comum uma grande preocupação de trazer reflexões sobre os usos das linguagens articuladas em diversos textos, tomando Análise do Discurso como pilar do suporte teórico usado.
Além de nos ajudar a compreender melhor a Análise do Discurso bem como a Análise do Discurso Crítica, a base teórica usada nesses textos faz com que eles tragam uma análise atenta e crítica de diversos eventos e ajudam a desnaturalizar o nosso olhar para perceber como os elementos usados nos textos refletem pensamentos, ideologias e revelam preconceitos que precisam ser eliminados de nossa sociedade.
Entre eles podemos citar o racismo, a misoginia, o preconceito contra LGBTs e pessoas com necessidades especiais, o discurso de ódio que busca, na verdade, perpetuar relações de desigualdade para a manutenção de poder daqueles que se julgam no direito de serem dominadores.
A linguagem é uma prática social que nada tem de neutra e que, frequentemente, reforça relações de poder que precisam ser desconstruídas. Vivemos uma sociedade eurocêntrica que valoriza o que é estrangeiro, se identificado com ele e, assim, procura se afastar de tudo o que ressalta sua identidade brasileira. Precisamos reforçar a necessidade de um olhar decolonial, ou seja, de um olhar crítico para nossa sociedade, para as relações sociais, econômicas, as políticas educacionais e de inclusão, para, a partir desse novo olhar, buscar formas de diminuir as diferenças e as injustiças que ainda são tão gritantes.