Machado De Assis Ainda E Sempre Em Questão

Machado De Assis Ainda E Sempre Em Questão reúne artigos sobre Machado de Assis, sempre surpreendente e multifacetado em sua obra.

Este volume, que reúne artigos sobre Machado de Assis, sempre surpreendente e multifacetado em sua obra. A preponderância da abordagem comparativista dos temas machadianos confere aos artigos saber e sabor de novas perspectivas.

Em Uma Breve Leitura Da Introspecção Em Machado De Assis E Cornelio Penna, de Carlos Eduardo Louzada Madeira, temos uma abordagem aproximativa dos dois autores pelo viés da introspecção e da caracterização psicológica de seus personagens.

Em ambos, o leitor é convidado, segundo palavras do autor do artigo, a dar “um mergulho vertiginoso no abismo da alma humana, buscando trazer à tona sua complexidade psíquica e emotiva”.

No artigo Perspectiva Crítica E Irônica Em: A Cidade E As Serras De Eça De Queirós E O Alienista De Machado De Assis, Elaina Carla Silva Xavier aborda os dois autores através da utilização da ironia em duas obras emblemáticas entre suas produções.

É com deliciosa surpresa que acabamos por descobrir que a “pena da galhofa e da melancolia” encontra sua perfeita contraparte em terras de além‐mar.

Leonardo Davino de Oliveira, por sua vez, em “Juca” E Sua “Missa Do Galo”: Paródia E Homoerotismo, traça um paralelo entre Nogueira e Juca, este personagem do conto de mesmo título de Amador Ribeiro Neto, cuja aproximação se dá pela vivência de um jogo de sedução em que cabe ao leitor decidir quem o sedutor, quem o seduzido.

Espelhando‐se em Machado, Ribeiro Neto joga com o leitor, a partir das possibilidades interpretativas do texto, que Leonardo desvenda junto conosco, em leitura igualmente repleta de nuances machadianas.

Em O Confeiteiro Misturador De Ingredientes: Observações Sobre Algumas Crônicas De Machado De Assis Em A Semana, Mônica Proença da Silva nos traz uma visão aguda do Machado cronista, aquele que fascina pela sagacidade com que abordou temas de seu tempo e pela atualidade que suas crônicas ainda apresentam, devido à transcendência que tais textos assumiram, graças à habilidade do velho mestre em, segundo palavras da própria autora, “transformar o assunto do dia a dia em temas universais e quase atemporais”.

No artigo Um Defunto Autor E Um Mulato Naturalista Disputam A Preferência Do Público Oitocentista, de Patrícia Alves Carvalho, por sua vez, temos uma abordagem de dois romances marcantes de nossa literatura do século XIX, O Mulato, de Aluísio Azevedo, e Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado, sob a ótica do limitado (em mais de um sentido) público leitor da época.

Fechando o volume, temos Machado E Guimarães: Duas Impressões, de Vanderney Lopes da Gama, em que o tema da loucura é focalizado em duas obras primas da narrativa curta em nossas letras: “O Alienista”, de Machado, e “Sorôco, sua mãe, sua filha”, de Guimarães Rosa. A forma como a loucura é tratada por cada um dos autores em seu próprio tempo e espaço é o tema deste instigante trabalho.

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Em Uma Breve Leitura Da Introspecção Em Machado De Assis E Cornelio Penna, de Carlos Eduardo Louzada Madeira, temos uma abordagem aproximativa dos dois autores pelo viés da introspecção e da caracterização psicológica de seus personagens.

Em ambos, o leitor é convidado, segundo palavras do autor do artigo, a dar “um mergulho vertiginoso no abismo da alma humana, buscando trazer à tona sua complexidade psíquica e emotiva”.

No artigo Perspectiva Crítica E Irônica Em: A Cidade E As Serras De Eça De Queirós E O Alienista De Machado De Assis, Elaina Carla Silva Xavier aborda os dois autores através da utilização da ironia em duas obras emblemáticas entre suas produções.

É com deliciosa surpresa que acabamos por descobrir que a “pena da galhofa e da melancolia” encontra sua perfeita contraparte em terras de além‐mar.

Leonardo Davino de Oliveira, por sua vez, em “Juca” E Sua “Missa Do Galo”: Paródia E Homoerotismo, traça um paralelo entre Nogueira e Juca, este personagem do conto de mesmo título de Amador Ribeiro Neto, cuja aproximação se dá pela vivência de um jogo de sedução em que cabe ao leitor decidir quem o sedutor, quem o seduzido.

Espelhando‐se em Machado, Ribeiro Neto joga com o leitor, a partir das possibilidades interpretativas do texto, que Leonardo desvenda junto conosco, em leitura igualmente repleta de nuances machadianas.

Em O Confeiteiro Misturador De Ingredientes: Observações Sobre Algumas Crônicas De Machado De Assis Em A Semana, Mônica Proença da Silva nos traz uma visão aguda do Machado cronista, aquele que fascina pela sagacidade com que abordou temas de seu tempo e pela atualidade que suas crônicas ainda apresentam, devido à transcendência que tais textos assumiram, graças à habilidade do velho mestre em, segundo palavras da própria autora, “transformar o assunto do dia a dia em temas universais e quase atemporais”.

No artigo Um Defunto Autor E Um Mulato Naturalista Disputam A Preferência Do Público Oitocentista, de Patrícia Alves Carvalho, por sua vez, temos uma abordagem de dois romances marcantes de nossa literatura do século XIX, O Mulato, de Aluísio Azevedo, e Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado, sob a ótica do limitado (em mais de um sentido) público leitor da época.

Fechando o volume, temos Machado E Guimarães: Duas Impressões, de Vanderney Lopes da Gama, em que o tema da loucura é focalizado em duas obras primas da narrativa curta em nossas letras: “O Alienista”, de Machado, e “Sorôco, sua mãe, sua filha”, de Guimarães Rosa. A forma como a loucura é tratada por cada um dos autores em seu próprio tempo e espaço é o tema deste instigante trabalho.

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