Antes Do Golpe

Ferreira Gullar - Antes Do Golpe: Notas Sobre O Processo Que Culminou No Golpe Militar De 1964

O golpe militar que derrubou o presidente João Goulart em 1964 começou bem antes: foi resultado de um processo complexo que, se envolveu fatores internacionais, teve sua origem na própria história brasileira.

Os três anos do governo João Goulart foram marcados por intensa atividade do Comando Geral dos Trabalhadores, dos estudantes universitários e secundaristas e da intelectualidade de esquerda.

Sucediam-se os comícios, as manifestações de rua, as reuniões de ativistas nos sindicatos dos metalúrgicos, dos bancários, dos portuários e das entidades estudantis, em suas sedes ou nas universidades e nas escolas.

Não havia dúvida de que alguma coisa mais séria iria ocorrer; alguns pensavam que seria a implantação de um socialismo democrático, outros, de uma ditadura militar.

A igreja católica, que sentia internamente as consequências dessas mudanças, mobilizou seus seguidores para uma manifestação que se intitulou “Passeata com Deus pela Família” e que reuniu milhares de pessoas.

Paralelamente a isso, o embaixador dos Estados Unidos, Lincoln Gordon, informava Washington do que ocorria no Brasil e da possibilidade crescente de o governo derivar para um regime comunista, o que eles mais temiam.

Cinquenta anos depois do golpe militar, o poeta e ensaísta Ferreira Gullar apresenta sua versão dos fatores históricos que desencadearam no evento que marcaria profundamente a sua geração e a história brasileira no século XX.

Tomando a ditadura de Getúlio Vargas como ponto de partida, ele mapeia o cenário político e cultural dos anos que antecederam ao golpe, culminando na sua vivência pessoal enquanto afiliado da UNE nas últimas horas daquele fatídico dia de 1964.

José Ribamar Ferreira (1930 - 2016) nasceu em São Luís do Maranhão e, nos anos 1950, mudou-se para o Rio de Janeiro.

Publicou diversos livros de poemas, como Dentro da noite veloz (1975), Poema Sujo (1976) e Na Vertigem Do Dia (1980), e ensaios sobre arte e cultura, entre eles Vanguarda E Subdesenvolvimento (1969), Relâmpagos (2003) e Experiência neoconcreta: momento-limite da arte (2007).

Resmungos (2006) foi premiado com o Jabuti de Melhor Livro de Contos e Crônicas em 2007. Por mais de dez anos, Gullar assinou uma coluna no jornal Folha de S.Paulo.

   

 

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Antes Do Golpe

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog