Fenômenos Linguísticos: A Língua Como Ela É

Refletir sobre o uso da língua portuguesa é tarefa de todo profissional de Letras. É preciso sempre lembrar que existem as regras determinadas pela gramática normativa, mas existe também a gramática do cotidiano. Nesse sentido, existe um uso ideal e um uso real da língua.


Fenômenos Linguísticos apresenta os resultados de uma proposta de reflexão feita aos alunos do primeiro ano do curso de Letras (Licenciatura/Bacharelado) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), do campus de Araraquara. O trabalho desenvolvido pelos estudantes foi realizado nas aulas de Leitura e Produção de Textos II, ministradas pela Profa. Dra. Fernanda Massi, no segundo semestre de 2014.
Inicialmente, a tarefa consistia em reparar nos usos da língua que faziam parte da realidade dos estudantes. Os contextos possíveis seriam os da música, da literatura, da internet, do cotidiano (placas, cardápios, slogans, etc.), entre muitos outros. Após escolher algum “fenômeno linguístico” para estudo, os alunos deveriam pensar na elaboração de um texto científico para explicá-lo.
Cada seção do texto científico foi elaborada em uma aula, com auxílio da professora. Após a delimitação do corpus, o tema do trabalho estava, consequentemente, definido. Restava ainda desenvolver as outras partes do texto: “Introdução e problematização”, “Embasamento Teórico”, “Análise do fenômeno” e “Conclusão”. Como o leitor perceberá, todos os trabalhos aqui apresentados seguem a mesma estrutura.
Para o “Embasamento Teórico”, foi sugerido que o autor buscasse a regra gramatical que o fez classificar aquele fenômeno como “erro”. Essa regra deveria ser reproduzida no texto para que fosse discutida em “Análise do fenômeno”. Nesta seção, o aluno poderia discutir tanto a forma como aquela regra era explicada na gramática escolhida, quanto sua própria existência, considerando que, mesmo “errando”, o falante era compreendido em um determinado contexto.
Desde o princípio, foi proposto aos alunos que seus textos científicos fossem publicados em um e-book organizado pela professora, o que acabou por estimulá-los a realizar um excelente trabalho. Os resultados superaram as expectativas e os alunos tiveram um prazo para fazer as correções em seus textos e enviá-los de volta para a professora. Embora muitos tenham feito trabalhos excelentes, só participaram desta edição aqueles que se comprometeram com a entrega das versões finais, devidamente corrigidas, dentro do prazo previsto.
Os autores envolvidos também colaboraram com a revisão dos textos, sua distribuição em seções e o título do e-book.
Esperamos que esse trabalho sirva de estímulo não apenas a seus autores, que passaram a pensar na “língua como ela é”, mas também aos leitores, que podem desfrutar de um trabalho reflexivo, crítico e bastante enriquecedor. Boa leitura!

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Fenômenos Linguísticos apresenta os resultados de uma proposta de reflexão feita aos alunos do primeiro ano do curso de Letras (Licenciatura/Bacharelado) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), do campus de Araraquara. O trabalho desenvolvido pelos estudantes foi realizado nas aulas de Leitura e Produção de Textos II, ministradas pela Profa. Dra. Fernanda Massi, no segundo semestre de 2014.
Inicialmente, a tarefa consistia em reparar nos usos da língua que faziam parte da realidade dos estudantes. Os contextos possíveis seriam os da música, da literatura, da internet, do cotidiano (placas, cardápios, slogans, etc.), entre muitos outros. Após escolher algum “fenômeno linguístico” para estudo, os alunos deveriam pensar na elaboração de um texto científico para explicá-lo.
Cada seção do texto científico foi elaborada em uma aula, com auxílio da professora. Após a delimitação do corpus, o tema do trabalho estava, consequentemente, definido. Restava ainda desenvolver as outras partes do texto: “Introdução e problematização”, “Embasamento Teórico”, “Análise do fenômeno” e “Conclusão”. Como o leitor perceberá, todos os trabalhos aqui apresentados seguem a mesma estrutura.
Para o “Embasamento Teórico”, foi sugerido que o autor buscasse a regra gramatical que o fez classificar aquele fenômeno como “erro”. Essa regra deveria ser reproduzida no texto para que fosse discutida em “Análise do fenômeno”. Nesta seção, o aluno poderia discutir tanto a forma como aquela regra era explicada na gramática escolhida, quanto sua própria existência, considerando que, mesmo “errando”, o falante era compreendido em um determinado contexto.
Desde o princípio, foi proposto aos alunos que seus textos científicos fossem publicados em um e-book organizado pela professora, o que acabou por estimulá-los a realizar um excelente trabalho. Os resultados superaram as expectativas e os alunos tiveram um prazo para fazer as correções em seus textos e enviá-los de volta para a professora. Embora muitos tenham feito trabalhos excelentes, só participaram desta edição aqueles que se comprometeram com a entrega das versões finais, devidamente corrigidas, dentro do prazo previsto.
Os autores envolvidos também colaboraram com a revisão dos textos, sua distribuição em seções e o título do e-book.
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