Gêneros Textuais E Ensino

Gêneros Textuais E Ensino reúne artigos produzidos por alunas e alunos do Mestrado Profissional em Letras, Profletras, do IFES.

A publicação Gêneros Textuais E Ensino: Propostas Metodológicas De Leitura E Escrita reúne artigos produzidos por alunas e alunos do Mestrado Profissional em Letras, Profletras, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), como atividade da disciplina Produção de Texto e Ensino, no semestre de 2019/1, cujo propósito é a reflexão sobre o ensino de língua portuguesa.

Os artigos apresentam Sequências Didáticas, conforme proposição de Scheneuwly e Dolz, para o desenvolvimento do trabalho com gêneros textuais/discursivos, orais e escritos, atendendo às orientações da Base Nacional Comum Curricular, Ensino Fundamental, segundo a qual devemos “Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

Nesse sentido, os textos partem do pressuposto de que o homem constitui-se na e pela linguagem que, por sua vez, materializa-se por meio dos gêneros textuais/discursivos. A linguagem, dessa forma, utilizada por sujeitos ativos e responsivos, é concebida como ação dialógica situacionalmente localizada, num dado cronotopo, tempo e espaço; numa relação interativa entre os sujeitos.

Ressaltamos que o tempo e o espaço de produção dos artigos não são os mesmos da organização da obra, tendo em vista que estamos no ano de 2020, marcado por uma pandemia: a do novo coronavírus. Pandemia que nos afeta de várias maneiras, principalmente, a nós que somos docentes e estamos lecionando de forma remota (online) e tendo que conviver com o que mais se realçou, nesse contexto: a brutal desigualdade social existente em nosso país, em diálogo com a exclusão digital, também característica deste cronotopo.

Mas, mesmo diante de tal situação, nossa perspectiva de ensino e aprendizagem tem sido, cada vez mais, aquela que vai ao encontro de uma prática educativo-crítica, tal qual proposta por Freire em vários de seus escritos; e os textos que você, leitor, encontrará nesta coletânea também se inserem nesse cenário.

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Os artigos apresentam Sequências Didáticas, conforme proposição de Scheneuwly e Dolz, para o desenvolvimento do trabalho com gêneros textuais/discursivos, orais e escritos, atendendo às orientações da Base Nacional Comum Curricular, Ensino Fundamental, segundo a qual devemos “Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

Nesse sentido, os textos partem do pressuposto de que o homem constitui-se na e pela linguagem que, por sua vez, materializa-se por meio dos gêneros textuais/discursivos. A linguagem, dessa forma, utilizada por sujeitos ativos e responsivos, é concebida como ação dialógica situacionalmente localizada, num dado cronotopo, tempo e espaço; numa relação interativa entre os sujeitos.

Ressaltamos que o tempo e o espaço de produção dos artigos não são os mesmos da organização da obra, tendo em vista que estamos no ano de 2020, marcado por uma pandemia: a do novo coronavírus. Pandemia que nos afeta de várias maneiras, principalmente, a nós que somos docentes e estamos lecionando de forma remota (online) e tendo que conviver com o que mais se realçou, nesse contexto: a brutal desigualdade social existente em nosso país, em diálogo com a exclusão digital, também característica deste cronotopo.

Mas, mesmo diante de tal situação, nossa perspectiva de ensino e aprendizagem tem sido, cada vez mais, aquela que vai ao encontro de uma prática educativo-crítica, tal qual proposta por Freire em vários de seus escritos; e os textos que você, leitor, encontrará nesta coletânea também se inserem nesse cenário.

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