
Neste Pequeno Manual Das Danças De Porta-Estandarte, o autor, movido e comovido pelos primeiros contatos com o mundo do carnaval das escolas de samba, optou por trazer a dança do porta-estandarte como fenômeno de estudo para o Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará.
Interessante recapitular o percurso do pesquisador, que se lançou sobre esta dança a partir dos preceitos da dança imanente, teoria-prática de minha autoria surgida no fazer da Companhia Moderno de Dança. Como integrante e fundador desta companhia, Feliciano não apenas sabe, mas vive a dança imanente como criação de subjetividade ou processo de subjetivação.
Para a práxis em questão, a técnica de dança se constrói no/com/pelo corpo que dança, considerando suas histórias de vida e os modos como as agencia na concepção de corpos cênicos. Para cada corpo sempre haverá uma dança única, particular, pessoal, independentemente de um gênero de dança ou de vocabulários de movimento existentes a priori. Isto significa dizer que é possível dançar os mesmos repertórios, mas jamais as mesmas danças, posto que estas são sempre uma expressão da individualidade do sujeito dançante.
A dança do porta-estandarte à luz da dança imanente nos revela mais do que um gênero de dança, passos e códigos de movimento. Ela nos coloca diante da pluralidade dos corpos dançantes no mundo do Carnaval. Assim, Feliciano Marques nos apresenta não a dança do porta-estandarte, mas danças de porta-estandartes, posto que, para cada história de vida dá-se uma construção técnica distinta e única, traduzida num modo peculiar de portar o estandarte de uma agremiação carnavalesca.
Nas palavras do próprio autor, “a pesquisa verifica que a relação entre corporeidade e técnica encontra-se diretamente inserida na construção de corpo do porta-estandarte, considerando seus contextos social, político e cultural como referências para a criação de sua dança. Além disso, observa que tal construção se dá de forma contínua, pessoal e integrada à comunidade constituinte da escola de samba que este artista representa”.











