Plurais E (Des)Iguais apresenta-se como uma coletânea de artigos realizada por diferentes pesquisadores/as com o intuito de socializar temas complexos e relevantes, dentre eles: educação, família, diversidade, masculinidade, paternidade, adoção, violência urbana e de gênero relacionados à sociedade piauiense e cearense, e à sociedade brasileira como um todo.
A iniciativa desta produção parte das ações do Observatório Família e Diversidade que compõe o Núcleo de Estudos e Pesquisa Família e Diversidade – NEP.
O Núcleo é um espaço de interação constituído por diferentes profissionais, que atuam na área das ciências sociais e humanas, com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas científicas.
O Núcleo já existe há mais de dois anos, é independente e realiza ações pontuais, conforme a linha de atuação de vários/ as pesquisadores/as.
A composição da presente publicação visa instigar a reflexão de temáticas que são merecedoras de atenção, que permeiam a realidade de vários atores sociais em seus diferentes contextos.
Nossa intenção é provocar os/as leitores/as sobre essa realidade. Portanto, é preciso questionar e problematizar, a fim de que entendamos que produção de conhecimento é um caminho que nos leva à reflexão.