O conhecimento da realidade em bases científicas é conquista do espírito humano produzida por mentes curiosas, gente que não se satisfaz com a platitude da paisagem, e mergulha nas entranhas do fenômeno estudado, buscando, não as causas primeiras de sua existência, mas removendo, metodicamente, camada a camada a crosta que reveste a realidade que se deseja conhecer.
Fábio Rodrigues Martinez se inscreve dentre os portadores dessa inquietude, conjugada com disciplina metódica, arrimada em técnica consistentemente aplicada.
Equipado com esses requisitos enfrentou o desafio de analisar e explicar as fontes e as razões principais do crescimento econômico dos três municípios roraimenses de populações eminentemente indígenas: Normandia, Uiramutã e Pacaraima no período de 1999 a 2011.
Não se trata de tarefa simples. Afinal o senso comum percebe a economia indígena tradicional como aquela forma de organização da produção baseada simplesmente no extrativismo (caça, pesca e coleta), cujo produto se destina basicamente para o atendimento das necessidades de subsistência da comunidade.
Assim sendo essas relações econômicas extrativistas não são intermediadas pela moeda e, por consequência, seus valores não são expressos em termos de valores monetários de mercado. Se não transitam pelo mercado, como mensurar o comportamento dos valores produzidos ao longo do tempo?
Sabiamente Fábio Martinez reconhece que, dessa perspectiva, tal mensuração não é exequível. Não fica inerte e traz ao lume, a análise do crescimento econômico baseado na variação do comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) associada às atividades estatais representadas pelo conjunto das despesas da administração pública (federal, estadual e municipal) no período de 1999 a 2011.
Ou seja a Economia do Setor Público explica boa parte da dinâmica econômica desses municípios, colocando régua e compasso na contribuição do Estado nacional para com o crescimento dessas economias municipais que, na média, no período se situaram em níveis iguais ou inferiores aos do crescimento demográfico.
Organizada com objetivos claramente didáticos, assim preenchendo uma lacuna bibliográfica, Crescimento Econômico Na Região Nordeste De Roraima possibilitará aos leitores a apreenderem uma imersão sobre Roraima, tomando como foco os municípios de Normandia, Pacaraima e Uiramutã, na região nordeste do Estado, a qual é caracterizada pela presença Terras Indígenas demarcadas pela União e por uma localização geoestratégica na faixa de fronteira internacional em relação a Venezuela e Guiana.
Baixe os outros volume da coleção aqui.