Sou um ateu.
No fundo, isso não faz muita diferença, porque todos são ateus: mesmo os religiosos são ateus. Ateus em relação a todos os deuses que não são os de sua fé. Pergunte ao bom cristão se acredita em Zeus, Osíris, Ganesh, Amaterasu, Tupã e na Grande Serpente Quetzalcoatl. Entre mim e o cristão, há apenas um deus a mais do qual duvido.
A palavra “ateu” vem do grego e significa “aquele que nega Deus”. Mas “negar Deus” é algo que eu não faço. Eu não nego, apenas definitivamente não acredito. Porque ninguém pode negar, isto é, provar que Deus não existe. E ao mesmo bom cristão já mencionado, peço que prove que Zeus não existe.
Quem deve provar que alguma coisa existe é quem acredita nela. Caso contrário, podemos dizer que qualquer coisa existe: sacis-pererês, dragões, lobisomens e loiras do banheiro. Ninguém pede a quem diz que não acredita em unicórnios para provar que eles não existem. No entanto, tente você provar que não existem. Terá de vasculhar cada canto da Terra atrás de um unicórnio, que não encontrará. Então direi a você: “o unicórnio pulou para o lado em que você já tinha olhado enquanto procurava no outro”.
Não é nada além disso que fazem os crentes ao tentar justificar suas crenças. Jogam Deus para onde você “não está olhando”. Por exemplo, se a ciência hoje explica o universo desde o Big Bang, os crentes colocam Deus como aquele que já existia antes dele. Se a ciência explicar o que havia antes, então darão outra explicação: dirão que Deus está “em outro lugar”.
Dito isso, acredito que a influência do cristianismo é fundamental para entendermos o mundo ocidental. E destaco que não são apenas coisas ruins que surgem dessa influência; afinal, não podemos esquecer que o cristianismo tornou senhores e escravos, homens e mulheres iguais em espírito – o que foi meio caminho andado para o Iluminismo, que formou o mundo moderno. John Locke e Immanuel Kant, dois dos maiores filósofos das luzes, eram cristãos. E tenho certeza de que, sendo um ateu ex-cristão, sou muito diferente de um ex-budista ou um ex-muçulmano, pois muito de meu caráter foi fundado sob uma educação cristã.
Ímpio: O Evangelho De Um Ateu
- Religião
- 15 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.