Eloisa Maieski Antunes é uma pesquisadora rara por trazer aspectos multidimensionais da fronteira sem se apegar ao conceito clássico da geopolítica. Ela vai além. Discute questões e traz dados onde é possível ver a fronteira sob diferentes vieses que provam a complexidade fronteiriça.
O capítulo 01. “Como tudo começou” aborda de forma sintética a temática a ser explorada no livro, incluindo um roteiro da pesquisa no qual são apresentados os principais marcos conceituais e as bases de dados utilizadas.
O capítulo 02, “A complexidade e a dinâmica da fronteira”, trata sobre as principais características da fronteira à luz de uma minuciosa revisão da literatura sob o ponto de vista dos estudos tradicionais, bem como a partir da ruptura conceitual quando a fronteira passa a ser vista como uma estratégia de integração.
O capítulo 03, “Ferramentas legislativas para o ordenamento territorial nas fronteiras do Brasil” traz as ferramentas legislativas usadas pelo Estado. A limitação da fronteira não necessariamente está alinhada ao limite dado pela legislação, mas nesse caso ela é vista sob o ponto de vista da legislação. Por isso, esse capítulo é interessante por explicar como se deu a construção geopolítica da faixa de fronteira.
O capítulo 04, “Transformações territoriais e populacionais na fronteira (1872-2010)” traz um estudo sobre as transformações territoriais que foram analisados de forma espacial à medida que se mudava a legislação e o novo tecido territorial forma-se ao longo dos anos. Juntamente com a análise territorial tem-se no livro a análise populacional dos municípios fronteiriços que impacta diretamente nas políticas exclusivas para a faixa de fronteira.
O capítulo 5, “Comércio exterior dos municípios fronteiriços”, explora os fluxos de importação e exportação gerados na faixa de fronteira do Brasil, bem como constrói um mapeamento detalhado das redes do comércio exterior nas cidades fronteiriças.
Baixe os outros livros da coleção aqui.