Genes: Fatos E Fantasias é um livro sobre a fronteira entre ciência e tecnologia que focaliza as novas ideias da era pós-genômica. Muitas pessoas acreditam que a ciência genômica está muito distante de seu cotidiano e da vida que levam. Isto não é verdade!
O progresso científico invade as nossas vidas, afeta nossas decisões mais simples, influencia nossas escolhas, nossos hábitos alimentares, os medicamentos de que dispomos. A ciência deve ser vista com mais compreensão pela sociedade.
Para o público, a ciência é imutável, completamente racional, objetiva, metodológica e livre das influências políticas e sociais. Ciência não é somente evidência e método, também é intuição e criatividade. Assim, a revolução gênica oferece novas e extraordinárias possibilidades para a prevenção e tratamento de patologias, bem como para compreender como os organismos interagem entre si e com o ambiente.
A ciência, às vezes, pode tornar-se de difícil entendimento devido ao fato de os cientistas utilizarem frequentemente uma linguagem técnica, geralmente complicada, e falarem sobre assuntos abstratos para o leigo. Para não dificultar a leitura deste livro, as informações científicas contidas nos capítulos procuram introduzir ideias e hipóteses atuais, apresentadas em linguagem clara, simples e direta, por vezes, contundente, mas de fácil compreensão.
Numa época de discussão e polêmica acerca das aplicações da biologia molecular, a ciência não está imune à fascinação pública obtida com os últimos avanços da genômica e proteômica.
Assim, os temas apresentados em Genes: Fatos E Fantasias discutem as maravilhas da máquina celular. Os artigos dão ênfase à genômica estrutural, comparada e funcional, sistemas biológicos, bioinformática, proteômica, dinâmica das proteínas, farmacogenômica, clonagem, transgênese, além de demonstrarem as oportunidades na era da nova biotecnologia.
Às vezes, é preciso deixar a euforia de lado e analisar com cautela processos que julgamos já ter compreendido completamente. O desenvolvimento da ciência e da tecnologia na era pós-genômica tem controvérsia e cria questões éticas e morais que também são consideradas neste livro.