Programa Residência Pedagógica/UNILAB

O presente livro é a expressão concreta do esforço empreendido pelo coletivo que constitui o Programa Residência Pedagógica na Unilab

A formação de professores se constitui como uma das áreas prioritárias de atuação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), tendo em vista a relevância que a Educação ocupa para o desenvolvimento dos diferentes países atendidos por esta instituição, sobretudo pela valorização da história, da cultura e das identidades dos sujeitos das práticas educativas como estratégia de superação da colonialidade do poder e do saber que marcou de forma tão negativa a trajetória de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.

O projeto institucional do Programa Residência Pedagógica da UNILAB compromete-se com uma perspectiva dialógica, crítica, emancipatória e decolonial e reconhece a educação como uma prática social situada que precisa tomar como ponto de partida os contextos de vivência dos sujeitos e construir propostas formativas prenhes de sentido e significado para quem delas participa.

Não há, portanto, um modelo único de educação, mas referenciais teóricos e metodológicos que iluminam a construção de propostas situadas que, apesar de se constituírem como experiências singulares, trazem como compromisso comum a emancipação e a humanização dos sujeitos e contextos.

O Programa Residência Pedagógica, criado pelo governo federal a partir da portaria CAPES nº 38/2018, foi desenvolvido na UNILAB a partir da interação dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia com escolas públicas de Educação Básica localizadas na Região do Maciço de Baturité - Ceará.

Esta interação tem colocado em movimento a perspectiva formativa da UNILAB e se configurado como espaço de diálogo entre diferentes saberes e de construção de conhecimentos sobre os desafios presentes nos processos de ensinar e aprender, inclusive a própria profissão.

Professores e estudantes da Educação Básica e Superior desvendaram cotidianamente as raízes de vários problemas que impedem os sujeitos de Serem Mais, assim como as diferentes estratégias elaboradas nos espaços de formação para superá-las. Os diálogos pedagógicos constituídos entre escola e universidade têm fortalecido, a partir dessa perspectiva investigativo-formativa, a formação de professores.

O presente livro é a expressão concreta do esforço empreendido pelo coletivo que constitui o Programa Residência Pedagógica na Unilab, composto pelos subprojetos: Biologia-Química; Física-Matemática; Letras; História; Pedagogia e Sociologia. Os trabalhos aqui apresentados emergiram de experiências didático-pedagógicas desenvolvidas ao longo do período de realização da primeira edição do citado Programa, compreendido entre agosto de 2018 e janeiro de 2020 e que tiveram suas versões iniciais apresentadas durante a VI Semana Universitária da Unilab, realizada entre 23 e 25 de outubro de 2019, com exceção do capítulo de abertura.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Programa Residência Pedagógica/UNILAB

O presente livro é a expressão concreta do esforço empreendido pelo coletivo que constitui o Programa Residência Pedagógica na Unilab

A formação de professores se constitui como uma das áreas prioritárias de atuação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), tendo em vista a relevância que a Educação ocupa para o desenvolvimento dos diferentes países atendidos por esta instituição, sobretudo pela valorização da história, da cultura e das identidades dos sujeitos das práticas educativas como estratégia de superação da colonialidade do poder e do saber que marcou de forma tão negativa a trajetória de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.

O projeto institucional do Programa Residência Pedagógica da UNILAB compromete-se com uma perspectiva dialógica, crítica, emancipatória e decolonial e reconhece a educação como uma prática social situada que precisa tomar como ponto de partida os contextos de vivência dos sujeitos e construir propostas formativas prenhes de sentido e significado para quem delas participa.

Não há, portanto, um modelo único de educação, mas referenciais teóricos e metodológicos que iluminam a construção de propostas situadas que, apesar de se constituírem como experiências singulares, trazem como compromisso comum a emancipação e a humanização dos sujeitos e contextos.

O Programa Residência Pedagógica, criado pelo governo federal a partir da portaria CAPES nº 38/2018, foi desenvolvido na UNILAB a partir da interação dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia com escolas públicas de Educação Básica localizadas na Região do Maciço de Baturité – Ceará.

Esta interação tem colocado em movimento a perspectiva formativa da UNILAB e se configurado como espaço de diálogo entre diferentes saberes e de construção de conhecimentos sobre os desafios presentes nos processos de ensinar e aprender, inclusive a própria profissão.

Professores e estudantes da Educação Básica e Superior desvendaram cotidianamente as raízes de vários problemas que impedem os sujeitos de Serem Mais, assim como as diferentes estratégias elaboradas nos espaços de formação para superá-las. Os diálogos pedagógicos constituídos entre escola e universidade têm fortalecido, a partir dessa perspectiva investigativo-formativa, a formação de professores.

O presente livro é a expressão concreta do esforço empreendido pelo coletivo que constitui o Programa Residência Pedagógica na Unilab, composto pelos subprojetos: Biologia-Química; Física-Matemática; Letras; História; Pedagogia e Sociologia. Os trabalhos aqui apresentados emergiram de experiências didático-pedagógicas desenvolvidas ao longo do período de realização da primeira edição do citado Programa, compreendido entre agosto de 2018 e janeiro de 2020 e que tiveram suas versões iniciais apresentadas durante a VI Semana Universitária da Unilab, realizada entre 23 e 25 de outubro de 2019, com exceção do capítulo de abertura.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog