Eduardo Fofonca (Coord.) – Metodologias Pedagógicas Inovadoras Vol. II

Metodologias Pedagógicas Inovadoras constitui-se, de fato, conforme propõem seus organizadores, uma antologia de rara qualidade.

As metodologias pedagógicas e sua relação com as práticas inovadoras de ensino constituem os instrumentos fundamentais desta reunião de textos.

Por que pensar a relação entre metodologias pedagógicas e inovação educativa? Posso dizer que a função social precípua de uma organização educativa é instrumentalizar, por meio do conhecimento, os estudantes, garantindo-lhes o poder de interpretar e transformar as suas condições materiais de existência.

Assim, torna-se natural cogitar existir um processo que reivindique postura e entendimento mais ativos e dialógicos nas instituições educacionais, em todos os níveis e modalidades de ensino, sob a mediação indispensável dos professores e por meio de abordagens que conferenciem eficazmente com os anseios, expectativas, formas de vida e interação entre os próprios sujeitos contemporâneos.

Logo, o ensino e a prática da educação contemporânea não devem somente reproduzir conteúdos e conhecimentos, mas ampliar suas possibilidades para alcançar uma aprendizagem mais dinâmica.

Tal contexto somente concretiza-se quando são aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem a transposição didática dialógica, cujo desvelar-se em novas perspectivas de prática pedagógica lhe seja inerente.

Nesse contexto, o segundo volume da organização Metodologias Pedagógicas Inovadoras: Contextos Da Educação Básica E Da Educação Superior constitui-se, de fato, conforme propõem seus organizadores, uma antologia de rara qualidade que, por certo, oferecerá singular contribuição à construção de processos de ensinar e de aprender, capaz de suscitar discussões pertinentes à emancipação dos estudantes do tempo presente, a partir das especificidades dos grupos sociais que afetam e por quem são influenciados.

Saliente-se ainda que a heterogeneidade do perfil acadêmico e profissional dos autores e autoras, aliada à diversidade das temáticas e aproximações teórico-metodológicas – todas decorrentes do processo de uma construção coletiva, fazem destas reflexões verdadeiras contribuições da relação entre o pensamento pedagógico contemporâneo e as práticas educativas desenvolvidas no interior das salas de aula.

Por meio desses pensamentos surgem novas problematizações, rupturas paradigmáticas e abordagens que influenciam e provocam inquietações com suas novas práticas, interfaces e pesquisas educacionais.

Baixe o Vol. I aqui.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Eduardo Fofonca (Coord.) – Metodologias Pedagógicas Inovadoras Vol. II

Metodologias Pedagógicas Inovadoras constitui-se, de fato, conforme propõem seus organizadores, uma antologia de rara qualidade.

As metodologias pedagógicas e sua relação com as práticas inovadoras de ensino constituem os instrumentos fundamentais desta reunião de textos.

Por que pensar a relação entre metodologias pedagógicas e inovação educativa? Posso dizer que a função social precípua de uma organização educativa é instrumentalizar, por meio do conhecimento, os estudantes, garantindo-lhes o poder de interpretar e transformar as suas condições materiais de existência.

Assim, torna-se natural cogitar existir um processo que reivindique postura e entendimento mais ativos e dialógicos nas instituições educacionais, em todos os níveis e modalidades de ensino, sob a mediação indispensável dos professores e por meio de abordagens que conferenciem eficazmente com os anseios, expectativas, formas de vida e interação entre os próprios sujeitos contemporâneos.

Logo, o ensino e a prática da educação contemporânea não devem somente reproduzir conteúdos e conhecimentos, mas ampliar suas possibilidades para alcançar uma aprendizagem mais dinâmica.

Tal contexto somente concretiza-se quando são aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem a transposição didática dialógica, cujo desvelar-se em novas perspectivas de prática pedagógica lhe seja inerente.

Nesse contexto, o segundo volume da organização Metodologias Pedagógicas Inovadoras: Contextos Da Educação Básica E Da Educação Superior constitui-se, de fato, conforme propõem seus organizadores, uma antologia de rara qualidade que, por certo, oferecerá singular contribuição à construção de processos de ensinar e de aprender, capaz de suscitar discussões pertinentes à emancipação dos estudantes do tempo presente, a partir das especificidades dos grupos sociais que afetam e por quem são influenciados.

Saliente-se ainda que a heterogeneidade do perfil acadêmico e profissional dos autores e autoras, aliada à diversidade das temáticas e aproximações teórico-metodológicas – todas decorrentes do processo de uma construção coletiva, fazem destas reflexões verdadeiras contribuições da relação entre o pensamento pedagógico contemporâneo e as práticas educativas desenvolvidas no interior das salas de aula.

Por meio desses pensamentos surgem novas problematizações, rupturas paradigmáticas e abordagens que influenciam e provocam inquietações com suas novas práticas, interfaces e pesquisas educacionais.

Baixe o Vol. I aqui.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog