A Cura Da Raça

A Cura Da Raça, de Éder Silveira, aborda diversas questões referentes à história natural e ao impacto do darwinismo entre os intelectuais brasileiros.

A Cura Da Raça: Eugenia E Higienismo No Discurso Médico Sul-Rio-Grandense Nas Primeiras Décadas Do Século XX aborda diversas questões referentes à história natural e ao impacto do darwinismo entre os intelectuais brasileiros. Éder Silveira dá visibilidade ao pensamento científico de médicos, cientistas, críticos e literatos brasileiros.

O autor realiza essa tarefa buscando tecer nexos analíticos, debruçando-se nas formas de construção do processo de uniformização do discurso científico brasileiro. Por outro lado, busca realçar a ambiguidade nos discursos sobre a “nacionalidade brasileira” através do enfoque da problemática da conformação do Brasil a um ideal de civilização.

Éder Silveira detecta, com objetividade, o problema que o modelo científico criou para a intelectualidade: a impossibilidade da utilização de um modelo eurocêntrico e homogêneo para explicar a brasilidade. Ao utilizar-se dele, a intelectualidade defrontava-se com o paradoxo nacional. Como explicar a unidade nacional contida de diferenças e dar a ela nacionalidade, uma igualdade, tal como pretendida pelo pensamento científico moderno? O autor retrata que a inscrição da diversidade étnica se tornou um dos principais problemas que a intelligentsia brasileira buscou solucionar.

Com esse enfoque, a pesquisa desenvolvida pelo autor deslocou o problema da aplicação do modelo científico moderno, homogeneizador. Sua ênfase recai sobre a profunda originalidade com que essas ideias foram utilizadas por essa intelectualidade, dando especial atenção àquelas pertencentes à Escola de Recife.

O autor propõe-se ainda, no conjunto de seu livro, a desempenhar uma difícil tarefa: captar os postulados científicos no contexto sul-rio-grandense, comparando-os aos postulados de autores que pensaram o Brasil de forma global.

Consegue, de forma exemplar, demonstrar que não há especificidade, como muitos autores defendem, nas reflexões dos intelectuais do Rio Grande do Sul. A análise
da simetria brasileira representa um olhar apurado, pode-se dizer emblemático, sobre a história do pensamento brasileiro.

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A Cura Da Raça, de Éder Silveira, aborda diversas questões referentes à história natural e ao impacto do darwinismo entre os intelectuais brasileiros.

A Cura Da Raça: Eugenia E Higienismo No Discurso Médico Sul-Rio-Grandense Nas Primeiras Décadas Do Século XX aborda diversas questões referentes à história natural e ao impacto do darwinismo entre os intelectuais brasileiros. Éder Silveira dá visibilidade ao pensamento científico de médicos, cientistas, críticos e literatos brasileiros.

O autor realiza essa tarefa buscando tecer nexos analíticos, debruçando-se nas formas de construção do processo de uniformização do discurso científico brasileiro. Por outro lado, busca realçar a ambiguidade nos discursos sobre a “nacionalidade brasileira” através do enfoque da problemática da conformação do Brasil a um ideal de civilização.

Éder Silveira detecta, com objetividade, o problema que o modelo científico criou para a intelectualidade: a impossibilidade da utilização de um modelo eurocêntrico e homogêneo para explicar a brasilidade. Ao utilizar-se dele, a intelectualidade defrontava-se com o paradoxo nacional. Como explicar a unidade nacional contida de diferenças e dar a ela nacionalidade, uma igualdade, tal como pretendida pelo pensamento científico moderno? O autor retrata que a inscrição da diversidade étnica se tornou um dos principais problemas que a intelligentsia brasileira buscou solucionar.

Com esse enfoque, a pesquisa desenvolvida pelo autor deslocou o problema da aplicação do modelo científico moderno, homogeneizador. Sua ênfase recai sobre a profunda originalidade com que essas ideias foram utilizadas por essa intelectualidade, dando especial atenção àquelas pertencentes à Escola de Recife.

O autor propõe-se ainda, no conjunto de seu livro, a desempenhar uma difícil tarefa: captar os postulados científicos no contexto sul-rio-grandense, comparando-os aos postulados de autores que pensaram o Brasil de forma global.

Consegue, de forma exemplar, demonstrar que não há especificidade, como muitos autores defendem, nas reflexões dos intelectuais do Rio Grande do Sul. A análise
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