
Realizado nos dias 15, 16 e 17 de outubro de 2019 no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas, o III Seminário do GT de História Política da ANPUH-RS reuniu pesquisadores e pesquisadoras em seis mesas-redondas e cinco sessões de comunicações, propiciando atualização sobre variados temas da História Política.
Contribuições Recentes Sobre História E Política reúne textos completos oriundos destas sessões de comunicações, com trabalhos produzidos no âmbito acadêmico em diferentes instituições: Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Seus autores e suas autoras estão em fases distintas da formação no ensino superior: um graduando, sete mestrandos/as, dois mestres, cinco doutorandos/as e dois doutores.
Seguindo uma tendência presente nos estudos de História Política após a renovação deste campo, a partir da década de 1980, percebe-se a interface com outras disciplinas, como Comunicação, Ciência Política e Letras.
Temas tradicionais da História Política, com novas abordagens, se destacam: partidos, trajetórias políticas, imprensa, movimentos sociais, regimes ditatoriais, política externa, entre outros.
Há também uma diversidade de fontes, com destaque para os periódicos, depoimentos, literatura, cinema e, certamente, fontes oficiais. Isso tudo demonstra o enriquecimento dos estudos políticos no âmbito da pós-graduação, incorporando-se novos objetos e fontes e promovendo novas interpretações sobre temas tradicionalmente abordados.
Os recortes temporais e espaciais também variam. O mais recuado fica por conta de Léo Araújo Lacerda, ao tratar das experiências religiosas durante a reconquista peninsular nos reinos de Castela e Leão no século XIII. Os demais trabalhos se enquadram na História Contemporânea, a grande maioria no recorte de História do Brasil República.
No período da Primeira República (1889-1930) temos trabalhos relativos ao Rio Grande do Sul, com Vitor Wieth Porto salientando o papel da honra partidária a partir do estudo de um duelo protagonizado pelo senador Pinheiro Machado em 1906, e com Marcelo França de Oliveira abordando o tema da cooptação política a partir dos textos de Ângelo Dourado na imprensa pós Revolução Federalista (1893-1895).
Avançando para o período pós-1930, contamos com o trabalho de Leonardo Silva Amaral sobre a trajetória político-sindical de José Vécchio. No recorte da Experiência Democrática de 1945 a 1964, temos o trabalho de Anderson de Vargas Torres sobre o Partido Libertador.
Saindo do contexto nacional, o trabalho de Maicon Alexandre Timm de Oliveira estuda duas narrativas cinematográficas difusoras de ideologias estadunidenses durante a Segunda Guerra Mundial em 1943.

Pedimos aos que tentarem baixar este ebook, que nos notifiquem, caso tenham alguma dificuldade.










