
A pesquisa que resultou neste livro destaca o contexto histórico da filosofia da ciência do final do século XIX e início do século XX, em particular, sobre o desenvolvendo da concepção operacional de significado apresentada por Percy Williams Bridgman (1882-1961).
Procuramos apresentar as principais ideias desta concepção na ciência desde o seu início, quando da publicação da obra intitulada The Logic of Modern Physics em 1927, até sua última obra, The Way Things Are em 1959, apresentando as influências no pensamento de Bridgman das filosofias de Ernst Mach, Henri Poincaré e Albert Einstein.
Destacamos também nesta pesquisa a análise sobre o significado operacional de conceitos e princípios da Lógica, bem como o construtivismo em filosofia da matemática revelado pela obra A Physicist’s second reaction to Mengenlehre publicada em 1934.
O debate sobre os fundamentos da ciência que originou as principais concepções filosóficas da ciência do final do século XIX até quase a metade do século XX será destacado aqui, mostrando que a preocupação com a elaboração de uma concepção filosófica fazia sentido em uma época de forte desenvolvimento das teorias das ciências da natureza, acarretando em uma análise sobre os conceitos teóricos, seus significados, bem como sobre a possibilidade de verificação dos mesmos.
No primeiro capítulo a análise foca na concepção operacional das teorias das ciências da natureza, procurando apresentar os fundamentos da concepção operacional, assim como fazer uma separação entre as operações físicas das operações papel-e-caneta. Questões metodológicas, filosóficas e históricas do operacionalismo serão necessárias para uma compreensão mais ampla da concepção operacional e do que Bridgman tinha em mente ao propô-la na época.
No segundo capítulo destacaremos o operacionalismo relacionado com os conceitos da lógica, abordando o modelo de lógica pretendido por Bridgman ao conceber tal empreendimento. Serão apresentadas algumas críticas feitas por Bridgman a alguns princípios lógicos da lógica clássica importantes. Estas críticas apontam para a não validade em geral de tais princípios de acordo com a interpretação operacional.
No terceiro capítulo será o caso dos conceitos matemáticos, analisados no interior da matemática e também relacionado ao seu uso nas teorias das ciências da natureza. Destacaremos também a aproximação da concepção operacional de Bridgman com a concepção intuicionista de L. E. J. Brouwer em relação a interpretação dos conceitos matemáticos.
Por último, destacamos que esta é uma pesquisa que visa aprofundar e analisar uma concepção importante para a filosofia da ciência do início do século XX, procurando revelar quais eram os principais problemas que a filosofia da ciência da época procurava responder e de que forma o operacionalismo de Bridgman fornecia uma resposta, pelo menos de forma satisfatória.
