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Esta obra reúne produções acadêmicas que são fruto das pesquisas produzidas pelos estudantes do curso de Especialização em Docência no Ensino Religioso, cruzando os saberes e conceitos da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões), as competências e habilidades do Ensino Religioso propostas pela BNCC com problemas de pesquisa situados em diferentes espaços sociais, sempre conectando-os à docência no componente de Ensino Religioso.
O livro, organizado pela Professora Doutora Helena Venites Sardagna e pelo Professor Mestre Dionísio Felipe Hatzenberger é composto por artigos que expressam a problemática da área do Ensino Religioso, área esta de oferta obrigatória, porém, historicamente não contou com oferta de licenciatura para formação inicial do professor.
Destaco ainda, que a Licenciatura em Ciências da Religião, recentemente ofertada, não contempla o quantitativo de profissionais suficientes frente à demanda educacional. Nesse sentido, o Ensino Religioso por muito tempo permaneceu como uma área sem direção epistemológica e vem sendo ministrado a partir da concepção do docente, sem formação específica, que muitas vezes assume o componente como complementação da sua carga-horária. Esse foi o grande motivador que mobilizou a oferta da especialização.
Essa obra toma o Ensino Religioso como ciência, numa perspectiva de compreender as diferentes manifestações religiosas que configuram a sociedade e o contexto escolar, na contramão do caráter confessional que por muito tempo perdurou.
Os artigos expressam a realidade vivida, contrastam o campo epistemológico com os saberes empíricos, evidenciando problemáticas a serem enfrentadas no campo educacional, em relação ao Ensino Religioso. Pensar o Ensino Religioso na contemporaneidade exige estabelecer vínculos entre o campo da docência e as práticas relacionadas à diversidade e à tolerância.
Requer aproximações entre as práticas pedagógicas e articulação de saberes, além de considerar as relações curriculares, tendo em vista os documentos legais, como, a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular Gaúcho.
Na condição de professora, argumento em favor do aprofundamento de estudos que qualifiquem a área da educação, tal como a área do Ensino Religioso, partindo de problemáticas locais e constituindo espaços profícuos de seguir a discussão.
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