
Buscando adapta-se a essa nova era baseada no conhecimento, a universidade busca estruturar-se com seus Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) e formação de pessoal qualificado para efetivar a transferência de conhecimentos, porém estas instituições ainda não desenvolveram competências necessárias para atender as demandas do mercado em tempo hábil e de forma eficiente.
O processo de transferência de tecnologia requer um procedimento detalhado que precisa ser feito de forma adequada para garantir sua realização, como também evitar problemas futuros. A elaboração correta de contratos de transferência, cessão ou licenciamento de tecnologias é fundamental, pois eles funcionam como um importante elo entre as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e as empresas, contribuindo fortemente para o desenvolvimento da inovação no país. Por isso, é de extrema importância que o assunto seja de conhecimento dos diversos participantes.
Ao escrever A Transferência Tecnológica: O Caminho Da Inovação Para As Universidades, a nossa intenção é oferecer um e-book sobre o que é Transferência Tecnológica, como fazê-la, quais os instrumentos necessários para efetuá-la e demonstrar a sua importância para que as universidades atinjam a sua terceira missão, a inovação.
Este material foi desenvolvido para todos aqueles que se interessam pelo Processo Inovativo nas Universidades; para comunidade acadêmica e científica, além de atores envolvidos no processo de Transferência de Tecnologia.
O manual está organizado em cinco capítulos. O primeiro consiste em uma visão geral sobre o que é inovação, enquanto o segundo evidencia a Propriedade Intelectual, sua importância e os seus tipos. No terceiro capítulo, apresentamos a interação universidade-empresa, demonstrando seus desafios, benefícios e formas de cooperação. No quarto capítulo, discutiremos sobre a Transferência de Tecnologia, indicando as principais formas de TT nas universidades e os tipos de contratos. Por fim, no último capítulo, demonstraremos os parâmetros legais que regulamentam essas transferências de conhecimento entre universidades e o setor produtivo.
