A Notícia Histórica da Universidade da Bahia foi publicada pelo Departamento Cultural da UFBA, por ocasião do 20º aniversário da nossa Universidade, em 1966. Escrita com carinho e zelo acadêmico, mostra fino sentido da nossa história e da sociedade, de sorte que sabe bem avaliar o papel de uma Universidade, o desafio original de criá-la e o esforço continuado, como conclui o autor, para manter-se fiel às finalidades elevadas por que nela se podem fundir passado e futuro da Bahia.
Sua moldura: os quase quatrocentos anos de vãs tentativas de implantação de uma Universidade na Bahia. Recolhe assim informações preciosas sobre essa luta e sobre cada um dos passos dados nessa direção, visitando autores que lhe traçam a trajetória. Feita a moldura, passa a descrever em detalhe os anos de implantação do ousado projeto, a fase de instalação, os anos de agrupamento, o processo de federalização, costurando as perspectivas diferenciadas de cada área de saber e o desafio de inteireza que a própria instituição exige.
A clareza e o preciosismo do estilo, a busca constante por informações precisas, bem como a consciência do contexto em que cada informação vai sendo dada, transformam a Notícia Histórica em importante investimento interpretativo de nossas duas primeiras décadas, tendo ela sido, aliás, utilizada inúmeras vezes por autores de teses e dissertações que se debruçam sobre questões do período.
A publicação é, entretanto, apresentada sem indicação de autoria, como se fora uma compilação promovida sob os auspícios do Departamento Cultural, que logo veio a ser dividido em sua estrutura original. Mesmo sem comprovação definitiva, a memória poderosa de Roberto Santos e a de Edivaldo Boaventura sugerem-nos, contudo, uma autoria. O texto teria sido redigido por David Salles, jovem e talentoso professor, que veio a falecer em 1986, aos 48 anos.
Com efeito, o texto transpira boa prosa baiana. Um tanto datada no vocabulário e na estrutura, é verdade, mas vigorosa nas ideias — traços próprios do estilo de David Salles, de quem já se disse não buscar ser original, mesmo o sendo com frequência. A Notícia Histórica é cuidadosa com as fontes, reflexiva ao reconhecer limites, cautelosa por suas lacunas, mas estimulante e bem escrita, em conformidade com o perfil do provável autor, de quem a lenda familiar conserva ainda a personalidade complexa e o indiscutível brilho.
Ao celebrarmos agora 70 anos, importa recuperar gestos finos de reflexão que tecem e avivam os elos de nossa história, reeditando documentos como esta Notícia Histórica. Afinal, é tempo, mais uma vez, de garimpo e colheita, de cuidar da memória e de corrigir erros, atualizando as boas promessas e os mais ousados sonhos.
Notícia Histórica Da Universidade Da Bahia
- Educação, História
- 2 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.