
“Biblioteca: lugar de SER”, foi a apresentação do escritor Hermes Bernardi Júnior, no Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Públicas e Escolares. Nada mais apropriado se pensarmos em todas as possibilidades que podemos encontrar nas bibliotecas. Uma biblioteca com um trabalho de qualidade, voltado para o leitor, um local de acolhimento, da literatura em suas mais diversas manifestações, da construção do pensamento crítico e, sobretudo, um local para todos, possibilitando a evolução do nosso ser.
Para esse autor, complexo e sensível, que nos apoiou, mas que infelizmente partiu tão cedo, dedico meu carinho e o trabalho realizado à frente dos Fóruns. Por esses mesmos Fóruns onde passaram bibliotecários, professores, alunos, escritores, ilustradores, contadores de histórias e outra infinidade de personagens que tornam as nossas bibliotecas mais ricas e tão mais “nossas”.
E é essa união que deve manter os Fóruns, como espaço de discussão do livro, leitura e bibliotecas, proporcionando uma grande oportunidade de compartilhamento de experiências e reflexão do nosso papel enquanto bibliotecários, técnicos em biblioteconomia e mediadores de leitura. Nos Fóruns amizades são construídas, profissionais são reconhecidos e ações importantes são planejadas e realizadas.
Desses encontros e experiências relatadas surgiu a ideia deste livro, proporcionando um conhecimento mais profundo sobre projetos e histórias apresentadas, durante a gestão de 2012 a 2014, período em que estive como coordenadora da Comissão de Educação e Cultura do CRB10, responsável junto a parceiros como o Instituto Goethe, a ARB, a UFRGS, a FURG e o IFRS, entre outros, pelo Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares e Públicas.
Tivemos um grande compromisso e trabalho para mantê-lo com o mesmo fôlego e interesse da gestão anterior, que o conduziu com sucesso de 2009 a 2011, tendo entre outras coisas publicado o livro Biblioteca Escolar: presente! Para esse segundo livro, o título escolhido Biblioteca Escolar E Pública Em Evidência! mostra claramente um dos objetivos do FGMBEP.
