O Sensível E A Sensibilidade Na Pesquisa Em Educação

Pensar sobre a Pesquisa em Educação é pensar sobre os conhecimentos que materializamos através dos nossos estudos, e toda a amplitude de práticas pedagógicas que contemplam, tais como, a escolha do tema e das leituras

, a orientação metodológica das reflexões, os fundamentos das análises, a clareza e coerência argumentativa, a aprendizagem da escrita, a consistência e estética da organização textual, a convivência com a alteridade, o olhar sobre o outro que não eu, o olhar do outro sobre mim.
Mas no pedagógico, estar-sendo pesquisador, aprendemos que os nossos conhecimentos se formam, se conformam e se deformam desde o todo multidimensional que somos. Essa aprendizagem nos mostra que somos múltiplos eus e, como tais, nos manifestamos e nos mostramos e nos damos a conhecer, através da pluralidade das nossas práticas acadêmicas – na pesquisa, na docência, na orientação, na gestão, nos eventos que participamos.
No entanto, nosso estar-sendo no cotidiano acadêmico, não está desvinculado do nosso juntos-no-mundo-com o familiar, social, cultural, político, religioso, espiritual. Mesmo que o estar-sendo presença nessas várias dimensões da vida, tenha seus próprios rituais, nos quais vivenciamos uma diversidade de processos de identificação e de pertença, as sensibilidades que nos movem e se mostram tem em comum o ser sensibilidade.
É sobre isso que queremos pensar e dizer ao apresentar como conteúdo deste livro abordagens que têm em comum mostrar o sensível e a sensibilidade na pesquisa em educação. Os autores e autoras que aqui estamos constituímos um grupo de pesquisadores que tomamos em consideração o sensível e a sensibilidade em nossos muitos movimentos na investigação científica e acadêmica, abordando as diversidades e as complexidades do campo educacional.
Somos alguns, entre muitos, que, no estar-sendo presença no mundo da pesquisa em educação, escolhemos uma abordagem teórico-metodológica, para além de todos os a priori, que, ao contemplar o sensível e a sensibilidade, prescinde da maneira normativa ou judicativa do que deve ser a vida social que nos dedicamos a observar e a pensar.

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Pensar sobre a Pesquisa em Educação é pensar sobre os conhecimentos que materializamos através dos nossos estudos, e toda a amplitude de práticas pedagógicas que contemplam, tais como, a escolha do tema e das leituras, a orientação metodológica das reflexões, os fundamentos das análises, a clareza e coerência argumentativa, a aprendizagem da escrita, a consistência e estética da organização textual, a convivência com a alteridade, o olhar sobre o outro que não eu, o olhar do outro sobre mim.
Mas no pedagógico, estar-sendo pesquisador, aprendemos que os nossos conhecimentos se formam, se conformam e se deformam desde o todo multidimensional que somos. Essa aprendizagem nos mostra que somos múltiplos eus e, como tais, nos manifestamos e nos mostramos e nos damos a conhecer, através da pluralidade das nossas práticas acadêmicas – na pesquisa, na docência, na orientação, na gestão, nos eventos que participamos.
No entanto, nosso estar-sendo no cotidiano acadêmico, não está desvinculado do nosso juntos-no-mundo-com o familiar, social, cultural, político, religioso, espiritual. Mesmo que o estar-sendo presença nessas várias dimensões da vida, tenha seus próprios rituais, nos quais vivenciamos uma diversidade de processos de identificação e de pertença, as sensibilidades que nos movem e se mostram tem em comum o ser sensibilidade.
É sobre isso que queremos pensar e dizer ao apresentar como conteúdo deste livro abordagens que têm em comum mostrar o sensível e a sensibilidade na pesquisa em educação. Os autores e autoras que aqui estamos constituímos um grupo de pesquisadores que tomamos em consideração o sensível e a sensibilidade em nossos muitos movimentos na investigação científica e acadêmica, abordando as diversidades e as complexidades do campo educacional.
Somos alguns, entre muitos, que, no estar-sendo presença no mundo da pesquisa em educação, escolhemos uma abordagem teórico-metodológica, para além de todos os a priori, que, ao contemplar o sensível e a sensibilidade, prescinde da maneira normativa ou judicativa do que deve ser a vida social que nos dedicamos a observar e a pensar.

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