Comunicação Organizacional E Discurso

Comunicação Organizacional E Discurso aborda a disputa de sentidos constituída na fanpage da Samarco no primeiro mês após a ruptura da barragem de Fundão.

Dayana Cristina Barboza Carneiro - Comunicação Organizacional E Discurso: Disputa De Sentidos Na Fanpage Da Samarco A Partir Da Ruptura Da Barragem De Fundão Em Mariana (MG)

Comunicação Organizacional E Discurso aborda a disputa de sentidos constituída na fanpage da Samarco no primeiro mês após a ruptura da barragem de Fundão, ocorrida em novembro de 2015, em Mariana (MG). A análise trouxe à tona duas dimensões da disputa de sentidos: uma entre a empresa e os usuários da rede social e outra entre os próprios usuários que assumiram posicionamentos distintos sobre o caso.

Diversas temáticas, como a importância da mineração para a economia e as questões socioambientais trazidas pela atividade, foram apropriadas pela empresa e pelos usuários para construir as suas estratégias discursivas, o que fez aflorar polarizações, mas também processos de identificação.

Comunicação Organizacional E DiscursoO livro está organizado conforme três eixos temáticos: o ambiente digital, com ênfase no Facebook; a Comunicação Organizacional contemporânea; e a Análise do Discurso. No primeiro capítulo, intitulado “Pensar o ambiente: perspectivas para refletir sobre a plataforma de comunicação digital Facebook”, a autora discorre sobre a materialidade do Facebook, ambiente de mídia digital, na qual os discursos estão inscritos, e com base no conceito de redes sociais na internet, uma morfologia potente para caracterizar tal ambiente. Os princípios que caracterizam os novos media, sistematizados por Manovich, por sua vez, fornecem a base ontológica necessária para compreender parte da dinâmica estrutural da mediação e da comunicação em ambientes digitais e, mais especificamente, no Facebook.

O segundo capítulo, intitulado “Pensar o contexto: apontamentos sobre a Comunicação Organizacional contemporânea”, discute a CO sob o prisma do Paradigma da Complexidade, com alicerce nas reflexões de Morin e Scroferneker. Além disso, a autora discute a reconfiguração da CO diante dos processos comunicacionais constituídos em ambientes digitais e, de modo específico, o potencial de participação dos públicos e a apropriação da fanpage como uma ferramenta de Comunicação Organizacional pelas empresas na atualidade.

Por fim, o capítulo “Pensar o dispositivo teórico-metodológico: reflexões como subsídios para a Análise do Discurso (AD)” versa sobre o “lugar de fala” da AD, com base nas reflexões empreendidas por autores como Pêcheux, Orlandi e Charaudeau. Nesse contexto, elementos exteriores à língua, como as condições históricas e sociais, são constituintes do processo de produção de sentidos. Após esses apontamentos, as noções-conceito da Análise do Discurso de condições de produção, memória discursva, estratégias discursivas, contrato de comunicação e acontecimento discursivo são apresentadas com vistas a ancorar a análise da disputa de sentidos configurada na fanpage da Samarco no primeiro mês após a ruptura da barragem de Fundão.

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Comunicação Organizacional E Discurso aborda a disputa de sentidos constituída na fanpage da Samarco no primeiro mês após a ruptura da barragem de Fundão, ocorrida em novembro de 2015, em Mariana (MG). A análise trouxe à tona duas dimensões da disputa de sentidos: uma entre a empresa e os usuários da rede social e outra entre os próprios usuários que assumiram posicionamentos distintos sobre o caso.

Diversas temáticas, como a importância da mineração para a economia e as questões socioambientais trazidas pela atividade, foram apropriadas pela empresa e pelos usuários para construir as suas estratégias discursivas, o que fez aflorar polarizações, mas também processos de identificação.

Comunicação Organizacional E DiscursoO livro está organizado conforme três eixos temáticos: o ambiente digital, com ênfase no Facebook; a Comunicação Organizacional contemporânea; e a Análise do Discurso. No primeiro capítulo, intitulado “Pensar o ambiente: perspectivas para refletir sobre a plataforma de comunicação digital Facebook”, a autora discorre sobre a materialidade do Facebook, ambiente de mídia digital, na qual os discursos estão inscritos, e com base no conceito de redes sociais na internet, uma morfologia potente para caracterizar tal ambiente. Os princípios que caracterizam os novos media, sistematizados por Manovich, por sua vez, fornecem a base ontológica necessária para compreender parte da dinâmica estrutural da mediação e da comunicação em ambientes digitais e, mais especificamente, no Facebook.

O segundo capítulo, intitulado “Pensar o contexto: apontamentos sobre a Comunicação Organizacional contemporânea”, discute a CO sob o prisma do Paradigma da Complexidade, com alicerce nas reflexões de Morin e Scroferneker. Além disso, a autora discute a reconfiguração da CO diante dos processos comunicacionais constituídos em ambientes digitais e, de modo específico, o potencial de participação dos públicos e a apropriação da fanpage como uma ferramenta de Comunicação Organizacional pelas empresas na atualidade.

Por fim, o capítulo “Pensar o dispositivo teórico-metodológico: reflexões como subsídios para a Análise do Discurso (AD)” versa sobre o “lugar de fala” da AD, com base nas reflexões empreendidas por autores como Pêcheux, Orlandi e Charaudeau. Nesse contexto, elementos exteriores à língua, como as condições históricas e sociais, são constituintes do processo de produção de sentidos. Após esses apontamentos, as noções-conceito da Análise do Discurso de condições de produção, memória discursva, estratégias discursivas, contrato de comunicação e acontecimento discursivo são apresentadas com vistas a ancorar a análise da disputa de sentidos configurada na fanpage da Samarco no primeiro mês após a ruptura da barragem de Fundão.

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