Pádua, 1609: Galileu aponta para o céu o telescópio que acaba de inventar e descobre um mundo jamais visto. É o início das descobertas astronômicas que confirmarão a heresia de Copérnico: a Terra se move em torno do sol. Esta biografia de Galileu Galilei baseia-se sobretudo nas cartas – pouco conhecidas – que sua filha mais velha escreveu-lhe ao longo de duas décadas. Enclausurada num convento deste os treze anos, Virgínia adotou o nome de sóror Maria Celeste, em homenagem à paixão do pai pelos mistérios do céu. Mesmo reclusa, era ela quem administrava a propriedade e os interesses de Galileu. Com rigor historiográfico e um grande senso narrativo, Dava Sobel reconstitui também a Itália renascentista, as ações da Inquisição, o ambiente das universidades, as intrigas palacianas e eclesiásticas, a Guerra dos Trinta Anos, a peste negra. Foi nesse mundo que viveu o fundador da ciência moderna.
A filha de Galileu – Um relato biográfico de ciência, fé e amor, de Dava Sobel, traz uma biografia do pai da ciência moderna baseada nas cartas que sua filha mais velha escreveu, durante duas décadas. O livro tem rigor historiográfico e narrativa fluente para reconstituir o tempo da Itália Renascentista.
A filha de Galileu, nascida da sua longa relação ilícita com a bela Marina Gamba, de Veneza, veio ao mundo no quente verão de um novo século, no dia 13 de agosto de 1600 — o mesmo ano em que o frade dominicano Giordano Bruno foi queimado na fogueira em Roma, por insistir, entre suas várias heresias e blasfêmias, em que a Terra se movia em torno do Sol, em vez de permanecer imóvel no centro do universo. Num mundo que ainda não sabia onde se situava, Galileu iria travar o mesmo conflito cósmico com a Igreja, trilhando um perigoso caminho entre o Céu, que ele venerava como bom católico, e o céu, que revelava com seu telescópio.
Galileu batizou sua filha com o nome de Virginia, em homenagem à sua “querida irmã”. Mas, como nunca chegou a se casar com a mãe de Virginia, julgava que a filha também não poderia se casar. Logo depois que a menina completou treze anos, ele a pôs no convento de San Matteo, em Arcetri, onde ela viveu até o fim de sua vida, na pobreza e na reclusão.
A Filha De Galileu
- Biografia
- 3 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.