Edifícios Inteligentes: Uma Visão Das Tecnologias Aplicadas

Desde o início da civilização, o desenvolvimento de habitações é algo intrínseco à sobrevivência humana. Cabe enfatizar que criar habitações mais seguras e confortáveis sempre foi uma necessidade e também um símbolo de status

, as edificações expressam a engenhosidade humana. A engenharia sempre se mantém na vanguarda ao introduzir e desenvolver novos conceitos, um destes são os Edifícios Inteligentes, que agregam alta tecnologia.
No século 20 houve uma rápida evolução nos edifícios, aonde os sistemas técnicos e a tecnologia vieram a ser implantadas de forma cada vez mais abrangente devido às necessidades geradas pelos grandes complexos empresariais e o crescimento de inúmeras atividades, diferentes e complementares no mesmo espaço. Pádua  diz: “Os edifícios tornaram-se o centro das atividades de negócios e de prestação de serviços, constituindo-se na base da vida urbana pós-moderna”.
Inicialmente reservada ao uso militar após a Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento da informática a partir dos anos 1960 e o aprimoramento dos meios de comunicação, aliado à globalização, possibilitou um avanço na comunicação de massa. A disseminação de ideias por todo o planeta faz com que a tecnologia de informação (TI) evolua e se popularize em ritmo acelerado. Com os novos ideais de aproveitamento do espaço de forma eficiente e racional, os novos modelos de construção buscam trazer inovações e conceitos para a indústria de construção civil, onde grande parte da TI aplicada no setor convergiu para a automação predial. Essa necessidade de prédios mais eficientes, consorciado com a popularização e barateamento de tecnologias que potencializem a funcionalidade, manutenção, segurança e a racionalização de recursos fazem com que essa área cresça e conquiste mercado. Anos atrás, a automação era restrita a complexas e custosas soluções voltadas a indústrias e prédios de alto luxo.
Nos dias de hoje, outro fator de importância de se adotar nas construções é a sustentabilidade, pois os alertas emitidos por agências governamentais sobre os impactos causados pelo homem no ambiente se tornaram bastantes corriqueiros à medida que a população aumenta e as buscas por recursos cresçam acima do que se pode realmente aproveitar. A Agenda 21 foi um marco na forma de como a sociedade em geral decidiu mudar as ações relacionadas às cooperações sobre o estudo de soluções para os problemas socioambientais, tornando-se um instrumento de planejamento para uma comunidade sustentável, conciliando formas de proteger o meio ambiente, promover justiça social e tornar nossa economia eficiente. O objetivo da Agenda 21 foi pautado em discutir e entender os desafios da construção sustentável em países em desenvolvimento e formular diretrizes e estratégias de ação para que o setor da construção possa colaborar, podendo ser considerada como o mapa e o roteiro para a construção de uma sociedade sustentável.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Edifícios Inteligentes: Uma Visão Das Tecnologias Aplicadas

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog