
Quando se verifica a realidade da comunicação entre os diversos públicos e agentes sociais, uma imagem aparente é a da desorganização de mensagens, objetivos e repertórios, que com frequência parecem não se relacionar entre si. Muitas vezes, se identifica a existência de metas distintas, incomunicabilidade, operações independentes e falta de compromisso com resultados que tendem a dificultar a realização de ações coerentes e eficazes.
Em outros casos, é possível visualizar o desenvolvimento de complexas estratégias, em graus variados de experiência e amadurecimento, que indicam a clara consolidação de uma área de trabalho e pesquisa, a despeito de sua constante transformação.
Felizmente, o conhecimento científico no campo da comunicação tem avançado, trazendo de maneira progressiva contribuições para a superação do quadro de aparente insuficiência de informações sobre o estado de realizações de políticas e gestão da comunicação no Brasil contemporâneo.
Este livro apresenta-se como uma coletânea de artigos de docentes e pesquisadores de pós-graduação das áreas de ciências humanas, sociais e sociais aplicadas que contribuem para o esclarecimento de ações relevantes que envolvem a comunicação desenvolvida com planejamento e sistematicidade pelos diversos atores sociais a fim de ampliar os espaços de aprofundamento democrático.
A maior parte dos artigos são de autoria de docentes da Unesp e tratam de temas relacionados à comunicação via Internet e de sua aplicação em iniciativas políticas e de interação de instâncias de poder com o público. Mas o livro ainda discute outros meios, como rádio e televisão, além da comunicação organizacional.
A afirmação da cidadania modernamente construída, no contexto dos textos aqui presentes, se revela como dependente de arranjos sociais e políticos, nos quais a comunicação assume centralidade a ser devidamente examinada por pesquisas competentes.
E a variedade temática é uma das características da obra, que assim se projeta com o propósito de compor um diagnóstico de resultados obtidos, metodologias, possibilidades, desafios e promessas.











