
O suicídio é comportamento humano complexo caracterizado como autoagressão ou violência autodirigida que é voluntária, intencional e deliberada. É um comportamento que engloba toda a gama de desejos, atitudes e planos que uma pessoa tem para se matar, perpassando ideação, planejamento e tentativa, da qual pode ou não ter a morte como resultado (suicídio consumado). Pessoas de todas as classes econômicas, regiões, culturas, sexo e faixas etárias pensam, tentam ou se matam, tipo de morte que ocupou a 15ª principal causa de morte no mundo no ano de 2012
Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS, 2015) demonstram que em 2015 a morte por suicídio na adolescência globalmente ocupou a 3ª causa de morte, sendo, respectivamente, a 2ª e 5ª causas de morte para o sexo feminino e masculino. Especificamente na faixa etária de 10 a 14 anos o suicídio não esteve entre as cinco principais causas de morte, enquanto para a faixa de 15 a 19 anos, ela foi a 2ª causa de morte para ambos os sexos, com maior prevalência entre adolescentes do sexo feminino.
Este livro deriva de dissertação de mestrado motivada pelo interesse na temática da prevenção do suicídio na adolescência, principalmente no que tange o fortalecimento de fatores protetivos em ambiente escolar, por ser um espaço privilegiado de intervenções. Para tal, partimos da escuta dos sujeitos reais do contexto escolar, visto que são eles os atores do cenário, familiarizados com o cotidiano.
Assim, neste livro apresentamos o estudo de casos múltiplos por meio de entrevistas a adolescentes, profissionais de educação docentes (professores) e profissionais de educação não-docentes (demais funcionários) de uma escola do centro-oeste de Minas Gerais (Brasil). Apontamos aqui o protagonismo escolar dos atores como fator protetivo de suicídio na adolescência. Por último, ressaltamos que a concretização das atividades elencadas pelos participantes perpassa o estabelecimento de um compromisso coletivo que ultrapassa a prevenção do comportamento suicida adolescente e encontra o compromisso com o bem comum.
O que expomos nesse livro trata-se de uma transformação apontada pelos sujeitos de pesquisa, trabalhando com o possível, aqui e agora. Esse é o sentido de usar da escola como estrutura existente a ser utilizada para valorizar a vida e prevenir o suicídio na adolescência.
