
A educação não ocorre só nos espaços formais, mas em diferentes espaços. O estudo em tela analisa as contribuições das práticas educativas nos mais diferentes espaços educacionais formais, informais e não formais. A educação, em seu contexto social, histórico e as mudanças educacionais serão abordadas nesta obra.
A exigência de um novo olhar pedagógico para que todos desempenhem e descubram o seu lugar para não ser reconhecida como uma instituição fragilizada e com valores supérfluos.
O entendimento do que é educação não é um conceito fácil de ser abordado nem conceituado, principalmente quando temos de levar em consideração as várias culturas que nos cercam e as diversas esferas educativas em que estamos inseridos.
A educação precisa ser entendida a partir de um tempo-espaço em constante movimento que não serve apenas para a transmissão dos saberes constituídos historicamente pela sociedade, mas também como situações de convívio, de vivência, de superação de suas próprias limitações.
Nesse sentido, a educação está em movimento e está se inserindo no cotidiano das pessoas.
O estudo se inicia com um artigo sobre a emancipação dos sujeitos a partir da educação, demonstrando como a educação deve contribuir na formação do sujeito de forma crítica, consciente e racional. O outro estudo traz uma discussão sobre gestão democrática na instituição escolar.
Processos Formativos Em Diferentes Espaços Educativos traz grandes contribuições para a educação, discutindo a educação nos diferentes espaços educativos.
Nesse viés, Brandão, em sua obra: O Que É Educação, afirma que ninguém escapa da educação, isso porque a educação se processa em casa, na rua, na igreja, no trabalho ou na escola.
A educação, portanto, se processa de um modo ou de muitos, sendo que todos nós estamos envolvidos com ela no cotidiano da vida. Logo, para aprender, para ensinar, e para aprender o ensinar se faz necessário ver o ser humano em uma visão holística.
