
Drosophila suzukii ou “mosca da asa manchada” é uma espécie que recentemente invadiu o Brasil. Em outros países, onde a espécie já está estabelecida, é considerada uma praga de pequenos frutos, causando prejuízos especialmente em cultivos de frutos vermelhos.
Este livro apresenta uma revisão abrangente sobre os principais conhecimentos gerados até o momento sobre Drosophila suzukii, que são importantes tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.
Um histórico detalhado da invasão de Drosophila suzukii no Brasil é apresentado, apontando também um conjunto de possíveis plantas ou frutos hospedeiros, que vão além dos frutos vermelhos.
O texto descreve a morfologia da espécie de forma detalhada e ilustrada, desde o estágio de ovo até o indivíduo adulto, diferenciando as peculiaridades da morfologia do macho e da fêmea.
As condições ambientais, como temperatura e umidade, que podem estar diretamente relacionadas ao sucesso de invasão em diferentes regiões do Brasil, são abordadas.
Questões relacionadas ao monitoramento, a estratégias de manejo que podem minimizar a infestação, aos danos gerados pela espécie e potenciais agentes de controle biológico também são discutidos.
Os autores são pesquisadores das áreas de zoologia, ecologia e entomologia, com significativa experiência em pesquisa nessas áreas. Deste modo, este texto que resulta do empenho de estimados colegas, apresenta profundidade e rigor científico, sendo embasado por sólidas e qualificadas referências bibliográficas.
Conciso, de fácil leitura e bem ilustrado, o livro — escrito em português e em inglês — é recomendado não só para a comunidade científica, mas também para fruticultores e para todos aqueles que desejarem ampliar seus conhecimentos sobre Biologia, Ecologia e Controle de Drosophila suzukii.











