
Pesquisas sobre as representações midiáticas e os discursos acerca de minorias, sujeitos periféricos ou marginalizados ou, ainda, grupos identitários específicos, nas mais diversas mídias e expressões culturais, têm sido frequentes no campo da comunicação.
A questão das diferenças simbólicas como fontes dos processos de subjetivação, problematizada desde meados do século XX, a partir das críticas ao determinismo econômico como vetor predominante de identificação, passam a se materializar especialmente nas lutas feministas e dos negros, e também nos movimentos populares e culturais urbanos.
A perspectiva de um sujeito minoritário, ligado por laços identitários específicos, situado marginalmente aos movimentos hegemônicos e aos jogos de poder, se torna ainda mais incorporada às lutas cotidianas com o avançar do século e a mudança da matriz comunicacional, que cria novos meios de expressão, articulação e identificação.
Compreender como as minorias são midiatizadas nas diversas camadas que compõem o dispositivo comunicacional contemporâneo, como elas se apropriam, são apropriadas e instituídas nos espaços discursivos que se instalam nesses ambientes, é o propósito principal deste livro. Para tal, reunimos diferentes olhares e contribuições que buscam vislumbrar esse horizonte.
Os textos da primeira parte do livro trazem reflexões sobre distintas formas de representação e de (in)visibilidade social produzidas no campo jornalístico. Na segunda parte abordamos a constituição dos gêneros minoritários em rede, suas formas de afeção, disputas e empoderamento de minorias no âmbito da comunicação digital. Na terceira parte deste livro, reunimos estudos que se voltam para o campo da ficção – incluída aí também a publicidade – no qual se verificam processos de construção e desconstrução de estereótipos.
Esperamos que os textos aqui reunidos consigam iluminar diferentes horizontes dos processos de midiatização das minorias, permitindo-nos compreender suas potencialidades, conflitos, ganhos e prejuízos, demarcando assim o papel e importância das operações do dispositivo midiático na produção dos valores sociais e das formas de subjetivação.
