O livro Normas, Instituições E Poder A Partir De Perspectivas Das Margens é publicado em decorrência do evento II Encontro de Pesquisas em Relações Internacionais, realizado nos dias 07 e 08 de novembro de 2020 no curso de Relações Internacionais sediado em Santa Vitória do Palmar. O edital público que estruturou os Grupos de Trabalho e apresentações do evento trouxe duas modalidades de submissão e, assim, o livro é composto por nove artigos científicos e dezesseis resumos expandidos – exclusivamente elaborados por alunos de graduação, do curso e de várias outras instituições do Rio Grande do Sul e restante do Brasil, que se deslocaram para participar.
Dentre as publicações decorrentes do evento, este é o livro mais heterogêneo, pois surge de obras tematicamente relacionadas de três grupos de trabalho diferentes, Estudos de Fronteiras, Direitos Humanos e Relações Internacionais a partir de perspectivas das Margens e Políticas Públicas Comparadas. Em comum, todos tratam de relações políticas e jurídicas em uma perspectiva humanista, que busca analisar normas, instituições e grupos sociais para contribuir com, como traz o preâmbulo de nossa Constituição, uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos.
É uma das marcas mais importantes do campus de Santa Vitória do Palmar, que se destaca por seus movimentos sociais e constante engajamento dos alunos nessas causas.
Os temas são diversos: imigração, Direito Internacional de Família, proteção da criança, Direito do Consumidor e assuntos ligados ao turismo, estudos sobre as pautas de gênero, raça, políticas públicas sobre drogas. Em comum, a consideração de que a dignidade humana é construída por meio de muitas frontes, dependente de leis, instituições estatais e grupos sociais, e que o reconhecimento supera em muito uma igualdade legal que nem sempre consegue se realizar socialmente sem que haja efetiva tolerância, respeito, mútua consideração, enfim, um contexto que permita a todos oportunidades iguais na busca por uma vida digna.
Os artigos e resumos deste livro foram recebidos e submetidos ao double-blind peer review method, garantindo que avaliadores cegos pudessem, se necessário, julgar que alguma obra não deveria estar presente – apenas aqueles aprovados e, depois, efetivamente apresentados, estão na publicação.
É uma publicação oriunda de desforço pessoal dos docentes e discentes em um empreendimento de permitir que não houvesse custo algum, no evento ou na publicação, para que essa fosse uma chance para que alunos se formando na área de Relações Internacionais tivessem mais uma publicação, ou sua primeira, em ambiente acadêmico, com um evento estruturado com profissionalismo e culminando em uma publicação representativa de suas pesquisas e méritos acadêmicos.