A História Do Corpo Humano: Evolução, Saúde E Doença

Como a maior parte das pessoas, sou fascinado pelo corpo humano, mas, ao contrário da maioria, que relega de modo sensato esse interesse às noites e aos fins de semana, fiz do corpo humano o foco de minha carreira.

Na verdade, tenho a grande sorte de ser professor na Universidade Harvard, onde ensino e estudo como e por que nosso corpo é como é. Meu trabalho e meus interesses permitem-me fazer de tudo. Além de trabalhar com alunos, estudo fósseis, viajo para cantos interessantes do mundo para ver como as pessoas usam o corpo e faço experimentos em laboratório para investigar como funcionam os corpos de pessoas e de animais.
Como a maioria dos professores, gosto muito de falar, e gosto de perguntas. Mas, de todas as que em geral me fazem, a que eu costumava mais temer era: “Que aparência os seres humanos terão no futuro?” Eu detestava essa pergunta! Sou professor de biologia evolutiva humana, o que significa que estudo o passado, não o que está à frente. Não sou um adivinho, e a questão me fazia pensar em filmes baratos de ficção científica que retratam o ser humano do futuro distante com cérebro enorme, corpo pequenino e pálido e roupas brilhantes. Minha resposta automática era sempre algo como: “Os seres humanos não estão evoluindo muito por causa da cultura.” É uma variante da resposta que muitos de meus colegas dão quando lhes fazem a mesma pergunta.
Mudei de ideia desde então e agora considero que o futuro do corpo humano é uma das questões mais importantes sobre as quais podemos pensar. Vivemos em tempos paradoxais para nossos corpos. Por um lado, esta é provavelmente a era mais saudável na história humana. Quem vive num país desenvolvido espera que todos os seus filhos sobrevivam à infância, vivam até a senilidade, tornem-se pais e avós. Derrotamos ou mitigamos muitas doenças que matavam pessoas em grandes quantidades: varíola, sarampo, poliomielite e a peste. As pessoas são mais altas, enfermidades que antigamente ameaçavam a vida como apendicite, disenteria, uma perna quebrada ou anemia podem ser facilmente remediadas. Sem dúvida ainda há muita desnutrição e doença em alguns países, mas esses males são com frequência resultado de governos ruins e desigualdade social, não de falta de comida ou de conhecimento médico.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

A História Do Corpo Humano: Evolução, Saúde E Doença

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog