
A pandemia do coronavírus parece ter revelado não apenas as graves desigualdades existentes no país, mas também a emergência da transformação de nossos modelos de gestão pública em educação e de escola.
Como articular o trabalho entre secretarias e escolas de forma a garantir um trabalho colaborativo e contextualizado? Como promover processos de aprendizagem que garantam autonomia por parte dos estudantes na produção de conhecimento? Como fazer da escola um espaço de acolhimento das diferenças, de construção coletiva dentro e fora de seus muros? O que e como aprender em um mundo em franca transformação?
Este caderno busca abordar como a avaliação pode contribuir para as respostas a essas perguntas.
Uma produção do Centro de Referência em Educação Integral, Move e Itaú Social em parceria com especialistas e redes, este material propõe referências teóricas e instrumentais que vão além das avaliações externas para compor um olhar analítico, compartilhado e capaz de construir estratégias efetivas para a garantia do direito à educação em redes e escolas.
A presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de desenvolver um primeiro compilamento de um referencial teórico-prático de avaliação para a Educação Integral no contexto brasileiro.
Isto se deve ao fato de que esta pesquisa complementa e aprofunda a proposta coletiva do Centro de Referências em Educação Integral de desenvolver uma plataforma e uma metodologia nomeada Educação Integral Na Prática com o objetivo de apresentar caminhos para o desenho e a implementação de políticas de educação para o desenvolvimento integral nos territórios locais e em redes públicas de ensino.
Durante o período de doze meses, foi realizada uma ampla revisão bibliográfica, quatro estudos de casos municipais e foram desenvolvidos três grandes produtos:
1) a presente nota técnica, com ampla bibliografia especializada nacional e internacional;
2) uma proposta de matriz de avaliação para a educação integral e
3) múltiplos instrumentos de implementação de uma concepção sistêmica e integrada de avaliação em todo um Território Educativo.
As propostas desenvolvidas definem e abrangem:
a) o diagnóstico de condições estruturantes para a educação integral nas redes públicas;
b) a estrutura e gestão das organizações da sociedade civil no território e
c) a estrutura e a gestão das unidades escolares.
A pesquisa contou com a escuta e análise crítica inicial e final de um conselho consultivo de pessoas qualificadas no campo de debates e de proposições públicas de programas e de políticas de avaliação e de educação integral no Brasil.
Ao final de 10 meses de pesquisa, a matriz desenvolvida foi apresentada e discutida com um grupo de professores e de gestores de escolas e organizações civis atuantes no Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora do município de São Paulo.
