
Escritos De Si, Vivências, Histórias E Saberes busca ser, ao mesmo tempo, espaço de amostra da produtividade do Programa Profissional de Educação da UFT e também oportunidade para ampliar o conhecimento desse tão jovem programa.
Escritos De Si, Vivências, Histórias E Saberes traz história, experiências e vivências, frutos de pesquisas do programa de educação e de suas conexões/interações com Universidade Estadual do Pará, Universidade Federal do Oeste do Pará, Universidade Federal do Mato Grosso e Instituto Federal de Goiás.
Os textos são de professores, alunos egressos, alunos em curso com seus orientadores, que fazem parte do programa, bem como de pesquisadoras de universidades que integram grupos, projetos e redes de pesquisas.
Os autores trazem textos sobre pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no último quadriênio. A ideia foi explorar a trajetória do PPPGE por meio de uma produção que espelhe sua história, disciplinas (produtos delas), temáticas de pesquisa e experiências compartilhadas em vários grupos e redes de pesquisas com outras instituições.
Nesse sentido, compilamos artigos que trazem abordagens relativas às linhas de pesquisa do programa divididos em duas sessões: Histórias, formação e escritas de si; e Temas, textos e contextos.
Na primeira parte, os autores e autoras abordam aspectos que refletem a história, memórias, formação e construção identitária do e no PPPGE; na segunda parte, os textos trazem abordagens de inúmeras temáticas constituintes do universo da educação refletidas nas várias disciplinas do programa.
Assim, traçamos um fio condutor não tão óbvio, mas que expressa um pouco do que se tem produzido no âmbito do mestrado profissional em Educação da UFT.
A pluralidade temática dos artigos diz muito da diversidade que o programa imprime em sua proposta curricular. E as conexões de saberes refletem as bases de uma teia de redes e grupos de pesquisas aos quais o PPPGE se liga por meio de seus docentes e alunos, como a Rede Internacional de Escolas Criativas (Riec); Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides); Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Políticas Curriculares e Educativas (Nepce) e Observatório dos Planos Municipais de Educação (ObPME).
Escritos De Si, Vivências, Histórias E Saberes apresenta, assim, a experiência de um grupo jovem de pesquisadores a partir de um mestrado também ainda jovem, mas bastante articulado a outros programas, grupos e redes de pesquisa, que vêm desenvolvendo trabalho profícuo de formação e de pesquisa no Norte do Brasil.











