
Que lugar ocupa o projeto de arquitetura e desenho urbano no campo acadêmico? Quais as dificuldades de ensinar (e aprender) projeto de arquitetura, uma vez que se trata de uma abstração e comporta uma infinidade de resultados possíveis, sem haver um “certo” ou “errado”? Quais são as perspectivas e as possibilidades de focar o projeto de arquitetura como objeto de pesquisa no âmbito dos programas de pós-graduação? Quais as possibilidades de construir reais rebatimentos de pesquisas sobre projetos na construção de um diálogo com a sociedade?
Buscando responder a essas e a outras perguntas pertinentes à questão do ensino e da pesquisa em projetos de arquitetura e urbanismo, este livro reúne textos elaborados por arquitetos, professores e pesquisadores que têm procurado refletir de maneira crítica sobre a arquitetura que produzem, suas bases conceituais e teóricas, seus modelos e seus impactos sociais, culturais e/ou ambientais.
A exemplo de autores (por exemplo, Douton; Boudon e outros) que têm sustentado a reestruturação da pesquisa e do próprio ensino em arquitetura como a mais eficaz ferramenta de qualificação da produção arquitetônica, os textos selecionados para este livro justificam a premência de discutir o papel do projeto no ensino e na pesquisa em arquitetura e urbanismo.
De fato, se, de um lado, entende-se por arquitetura e urbanismo a atividade humana que transforma de maneira intencional o ambiente físico, por meio de projetos de intervenção, de outro, essas intervenções no ambiente físico têm sido cada vez menos fundamentadas em bases críticas e conceituais por parte de seus autores.
o presente livro busca não só preencher uma lacuna gerada pelo aumento da produção científica na área de arquitetura e urbanismo, como também responder à necessidade de um maior aprofundamento da questão da produção do conhecimento nessa área, hoje em franco desenvolvimento.
Os textos aqui reunidos, após as alterações e revisões feitas por seus autores, buscam abordar as questões mais atuais relacionadas com a construção do conhecimento e o ensino do projeto de arquitetura e seus rebatimentos, suas práticas, suas interfaces e diálogos, tendo sido divididos em quatro grandes eixos: Conferências, Ensino, Concepção e crítica e Pesquisa e prática.











