
Nos dias 14, 15 e 16 de novembro de 2019, no campus XI da Universidade do Estado do Pará, no município de São Miguel do Guamá reuniram-se alunos e profissionais do Curso de Letras das principais instituições de Ensino Superior do Estado (Universidade Federal do Pará, Universidade da Amazônia, Universidade Federal Rural da Amazônia, Instituto Federal do Pará, Faculdade Integrada Brasil – Amazônia (FIBRA)) para compartilhar suas experiências acadêmicas em torno das pesquisas que contemplam o ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Letras (Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras Modernas (Inglês e Espanhol), Libras, Literatura e produções textuais).
E como resultado destas investigações, apresentamos nesta publicação uma síntese das discussões desenvolvidas pelas comunicações orais e pôsteres apresentados no evento que se encontra já – em sua 4ª edição.
Ao longo desses dias, houve duas conferências direcionadas às reflexões do ensino da Língua e da Literatura na conjuntura política atual, além de várias mesas-redondas e minicursos que trouxeram uma abordagem crítica do plurilinguístico no ensino do curso de Letras, formação continuada do professor de Letras na educação básica e no ensino superior, bem como, as reflexões críticas do pensamento literário como forma de combater o retrocesso e as políticas de desvalorização de direitos, de anti-intelectualismo que caracterizam o obscurantismo na educação em que vivemos hoje.
Baile Das Letras Entre A Língua E A Literatura apresenta alguns textos oriundos das discussões desenvolvidas pelas comunicações orais e pôsteres apresentados nesse evento.
Os textos que seguem são produtos dessas reflexões, eles abordam colocações de seus autores diante do tema central do encontro, assim como aqueles que giram em torno, não à toa a escolha de baile das letras, para ecoar metaforicamente a ideia de dança, ao movimento, ao entrelaçamento de ativismo que o professor deve exercer em suas ações e formações ideológicas.
Diante disso, há em Baile Das Letras Entre A Língua E A Literatura capítulos que retratam estudos de Linguística, especificamente sobre as variações linguísticas e o uso dos recursos tecnológicos no processo de comunicação; investigações sobre Literatura de libertação como a romântica, pesquisas de Literatura feminista e de engajamento social; resultados de produções textuais, da mesma maneira que questionários que expressam o ponto de vista dos estudantes do Ensino Médio sobre o que pensam de temas sociais presentes no cotidiano deles; capítulos que participam do baile das letras proposto pelo evento.











