Ações E Reflexões

Ações E Reflexões divide-se em três partes que abordam temáticas sobre resíduos sólidos, energia elétrica, a origem da família, adoção, prática docente, etc

A Parte I – Desenvolvimento, Tecnologias e Sustentabilidade é composta por cinco capítulos que abordam temáticas sobre resíduos sólidos, energia elétrica, ruído de impacto, desenvolvimento sustentável, inovações tecnológicas, concreto armado e concreto de alto desempenho.

No texto “Análise da produção de energia elétrica a partir de resíduos sólidos urbanos: estudo de caso na cidade de Ijuí/RS” Fernanda da Cunha Pereira e Gabriela Zorzetto do Nascimento, refletem sobre a geração de resíduos sólidos urbanos (RSU). O capítulo observa que a disposição final destes resíduos é preocupante, uma vez que os RSU são compostos aproximadamente por 50% de matéria orgânica, que ao se decompor, gera o biogás – composto majoritariamente por metano, que possui alto potencial de aquecimento global. A utilização deste biogás para a produção energética serve como uma forma de minimizar estas emissões na atmosfera além de gerar energia elétrica para a população.

A Parte II – Espaço Construído, Gestão Social e Cidadania é composta por seis capítulos que abordam reflexões sobre a origem da família, adoção, autocensura, moradia estudantil, pandemia e preservação ambiental.

Felipe do Amaral Scheuer e Daniel Hedlund Soares das Chagas, no texto “A origem da família e o surgimento da adoção”, observam que a família, ao longo do tempo, sofreu várias alterações, mudanças, evoluções, mas permanece como instituição até os dias atuais. Nessa perspectiva, o capítulo entende a adoção como um processo complexo, pois envolve muitos fatores, muitas pessoas e suas vidas, e também as reais implicações das individualidades de cada uma delas. O direito à adoção é uma medida de proteção que possui um caráter humanitário.

Por fim, a Parte III – Educação, Ensino e Aprendizagem é composta por cinco capítulos que cuidadosamente abordam temáticas sobre metodologia didática, formação de professores, ensino da arquitetura hospitalar, ensino da matemática e prática docente.

No texto “A metodologia didática aplicada na aprendizagem da disciplina de arquitetura e urbanismo para o curso de engenharia civil: um anteprojeto residencial unifamiliar” Greice Silveira Winche, Rodrigo Strieder, Maria Aparecida Santana Camargo e Mariela Camargo Masutti, entendem que a integração entre a arquitetura e a engenharia é essencial ao setor da construção, já que a atribuição de realizar projetos arquitetônicos também é concedida ao profissional de engenharia civil.

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No texto “Análise da produção de energia elétrica a partir de resíduos sólidos urbanos: estudo de caso na cidade de Ijuí/RS” Fernanda da Cunha Pereira e Gabriela Zorzetto do Nascimento, refletem sobre a geração de resíduos sólidos urbanos (RSU). O capítulo observa que a disposição final destes resíduos é preocupante, uma vez que os RSU são compostos aproximadamente por 50% de matéria orgânica, que ao se decompor, gera o biogás – composto majoritariamente por metano, que possui alto potencial de aquecimento global. A utilização deste biogás para a produção energética serve como uma forma de minimizar estas emissões na atmosfera além de gerar energia elétrica para a população.

A Parte II – Espaço Construído, Gestão Social e Cidadania é composta por seis capítulos que abordam reflexões sobre a origem da família, adoção, autocensura, moradia estudantil, pandemia e preservação ambiental.

Felipe do Amaral Scheuer e Daniel Hedlund Soares das Chagas, no texto “A origem da família e o surgimento da adoção”, observam que a família, ao longo do tempo, sofreu várias alterações, mudanças, evoluções, mas permanece como instituição até os dias atuais. Nessa perspectiva, o capítulo entende a adoção como um processo complexo, pois envolve muitos fatores, muitas pessoas e suas vidas, e também as reais implicações das individualidades de cada uma delas. O direito à adoção é uma medida de proteção que possui um caráter humanitário.

Por fim, a Parte III – Educação, Ensino e Aprendizagem é composta por cinco capítulos que cuidadosamente abordam temáticas sobre metodologia didática, formação de professores, ensino da arquitetura hospitalar, ensino da matemática e prática docente.

No texto “A metodologia didática aplicada na aprendizagem da disciplina de arquitetura e urbanismo para o curso de engenharia civil: um anteprojeto residencial unifamiliar” Greice Silveira Winche, Rodrigo Strieder, Maria Aparecida Santana Camargo e Mariela Camargo Masutti, entendem que a integração entre a arquitetura e a engenharia é essencial ao setor da construção, já que a atribuição de realizar projetos arquitetônicos também é concedida ao profissional de engenharia civil.

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