
Ler não é apenas um ato de decodificação de letras ou de palavras. Trata-se muito mais da produção e da construção de sentidos a partir desses códigos.
Assim, a leitura é capaz de proporcionar a aquisição de conhecimentos, além de modificar pensamentos, desconstruir estereótipos e transformar a vida da pessoas.
Mas para que a leitura se torne um hábito é preciso que haja incentivo constante, de preferência que sejam utilizadas formas interativas e dinâmicas de estimular o gosto por ela.
Neste Manual vamos te mostrar como planejar, estruturar e colocar em prática as rodas de leitura e mediação. Assim, você conseguirá desenvolver o trabalho de incentivo à leitura para todas as idades.
A leitura, mais que uma habilidade adquirida e prática, é uma forma de aprender, conversar, descobrir, pensar e, principalmente, transformar.
O papel do Coletivo Leitor é estimular a leitura como hábito. Enquanto leitores, nós, brasileiros, mudamos pouco nos últimos anos. Não aumentamos muito os livros lidos, em formatos físicos e digitais.
Uma das formas eficazes de estímulo à leitura é a prática da roda de leitura e leitura mediada.
Neste material, você vai conferir:
- O que é leitura?
- O que é uma roda de leitura e mediação?
- Como montar uma roda de leitura?
- Quais as particularidades que tornam as rodas de leitura únicas para compartilhar conhecimento?
Se você quer estimular a leitura e tudo de bom que ela oferece, esse conteúdo é pra você!
