Educação Do MST, Do Owenismo E Do Cartismo Britânico

Educação Do MST, Do Owenismo E Do Cartismo Britânico apresenta pesquisa que investigou os principais princípios teórico-práticos destes movimentos.

Educação Do MST, Do Owenismo E Do Cartismo Britânico: Princípios Em Comum apresenta os resultados de pesquisa, documental e bibliográfica que investigou os principais princípios teórico-práticos educacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), dos owenistas e dos cartistas britânicos, verificando a forma de operacionalização e realizando um cotejamento desses princípios educativos nas experiências educacionais levadas a termo por esses Movimentos.

Os princípios são: a) elaboração e implementação de um projeto próprio de educação conforme as necessidades e ideologias dos respectivos Movimentos; b) a negação dialética do ensino oficial; c) implementação da gestão democrática nas associações e escolas dos Movimentos; d) ações visando formar os próprios educadores em consonância com a concepção de mundo e de educação dos respectivos Movimentos; e) articulação entre ensino e trabalho produtivo; f) constituição e veiculação de uma concepção de mundo concernente a cada Movimento e à classe trabalhadora.

Os resultados apontam que, com as devidas ressalvas e especificidades decorrentes das diferenças entre as ideologias, as visões de mundo, bem como entre os momentos históricos de atuação de cada Movimento, esses princípios são transcendentes e comuns aos Movimentos mencionados.

Embora denominados de princípios educativos, esclarece-se que os itens trabalhados foram estabelecidos para fins desta pesquisa, ou seja, determinados a partir da análise inicial efetuada por Dal Ri. Isso não significa que esses mesmos itens apareçam nos textos dos Movimentos analisados como princípios, embora possam também ser denominados assim por eles.

Não significa também que as categorias utilizadas para nomeação de cada princípio constem nos documentos analisados, nem mesmo que tais categorias tenham uma compreensão unívoca entre todos os Movimentos, não podendo, portanto, serem tomadas nas acepções correntes e atuais, haja vista as especificidades político-ideológicas e os momentos históricos de cada Movimento.

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Os princípios são: a) elaboração e implementação de um projeto próprio de educação conforme as necessidades e ideologias dos respectivos Movimentos; b) a negação dialética do ensino oficial; c) implementação da gestão democrática nas associações e escolas dos Movimentos; d) ações visando formar os próprios educadores em consonância com a concepção de mundo e de educação dos respectivos Movimentos; e) articulação entre ensino e trabalho produtivo; f) constituição e veiculação de uma concepção de mundo concernente a cada Movimento e à classe trabalhadora.

Os resultados apontam que, com as devidas ressalvas e especificidades decorrentes das diferenças entre as ideologias, as visões de mundo, bem como entre os momentos históricos de atuação de cada Movimento, esses princípios são transcendentes e comuns aos Movimentos mencionados.

Embora denominados de princípios educativos, esclarece-se que os itens trabalhados foram estabelecidos para fins desta pesquisa, ou seja, determinados a partir da análise inicial efetuada por Dal Ri. Isso não significa que esses mesmos itens apareçam nos textos dos Movimentos analisados como princípios, embora possam também ser denominados assim por eles.

Não significa também que as categorias utilizadas para nomeação de cada princípio constem nos documentos analisados, nem mesmo que tais categorias tenham uma compreensão unívoca entre todos os Movimentos, não podendo, portanto, serem tomadas nas acepções correntes e atuais, haja vista as especificidades político-ideológicas e os momentos históricos de cada Movimento.

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