Sexualidade-Deficiente

Sexualidade-Deficiente constituiu-se um espaço que oportuniza o compartilhamento de experiências, reflexões e investigações sobre sexualidade-deficiência.

O livro, Sexualidade-Deficiente é o resultado de uma série de pesquisas feitas ao longo de alguns anos pelo discente Doutor e Pós-Doutorando Claudio Noel de Toni Junior, pertencente ao Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho na área da Educação Sexual, campos de Araraquara.

Com isso, o livro traz uma série de discussões acerca dos diferentes problemas sociais sobre a deficiência e a educação sexual. Os textos foram separados em eixos temáticos, sendo que, cada um abarca uma problemática especifíca sobre a educação sexual – deficiência.

Desse modo, Sexualidade-Deficiente constituiu-se um espaço que oportuniza o compartilhamento de experiências, reflexões e investigações, reconhecendo a diversidade de saberes em relação sexualidade-deficiência. Pois, entendemos que, na atual sociedade contemporânea, não é apenas uma necessidade mas há certa urgência em debatermos tais questões, no âmbito da educação sexual e deficiência.

Sexualidade-Deficiente como sendo duas partes constituinte, traz uma dupla reflexão: pensar os problemas e obscuridades que norteiam a Educação Sexual, em especial no Brasil; e a segunda interrogação versa sobre a emergência de dialogarmos sobre o diferente, mas especificamente falando da pessoa com deficiência.

Por isso, esse prefácio tem a finalidade de esclarecer alguns pontos sobre esses dois temas, de forma introdutória e ao mesmo tempo nos convida a uma outra reflexão sobre a grandeza da alteridade em todos os níveis, não apenas em sua característica física-biológica-psiquica.

Assim, esse breve texto possibilitará ao leitor discutir, construir e criticar, não apenas a concepção de sexualidade e a sua educação, mas compreender o elemento sexual além de uma visão bilateral; o mesmo procedimento de investigação poder-se-á utilizar para analisar a estigmitização da deficiência.

Falar sobre sexualidade, gênero, deficiência e educação, sempre pode parecer um trabalho simples, mas se mostra aos poucos uma tarefa nada fácil. Há todo um contexto e, sobre isso podemos nos recordar da questão hogienistas e eugenistas que predominou o século XX (entre anos de 1920 e 1930) no que se refere a Educação Sexual. No entanto, essa medida ainda era bastante distante da importância atual de um estudo mais aprofundado sobre os reais problemas da sexualidade, estudo de gênero e a própria concepção do que seria o sexo em sua amplitude e trancendência objetal.

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Sexualidade-Deficiente constituiu-se um espaço que oportuniza o compartilhamento de experiências, reflexões e investigações sobre sexualidade-deficiência.

O livro, Sexualidade-Deficiente é o resultado de uma série de pesquisas feitas ao longo de alguns anos pelo discente Doutor e Pós-Doutorando Claudio Noel de Toni Junior, pertencente ao Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho na área da Educação Sexual, campos de Araraquara.

Com isso, o livro traz uma série de discussões acerca dos diferentes problemas sociais sobre a deficiência e a educação sexual. Os textos foram separados em eixos temáticos, sendo que, cada um abarca uma problemática especifíca sobre a educação sexual – deficiência.

Desse modo, Sexualidade-Deficiente constituiu-se um espaço que oportuniza o compartilhamento de experiências, reflexões e investigações, reconhecendo a diversidade de saberes em relação sexualidade-deficiência. Pois, entendemos que, na atual sociedade contemporânea, não é apenas uma necessidade mas há certa urgência em debatermos tais questões, no âmbito da educação sexual e deficiência.

Sexualidade-Deficiente como sendo duas partes constituinte, traz uma dupla reflexão: pensar os problemas e obscuridades que norteiam a Educação Sexual, em especial no Brasil; e a segunda interrogação versa sobre a emergência de dialogarmos sobre o diferente, mas especificamente falando da pessoa com deficiência.

Por isso, esse prefácio tem a finalidade de esclarecer alguns pontos sobre esses dois temas, de forma introdutória e ao mesmo tempo nos convida a uma outra reflexão sobre a grandeza da alteridade em todos os níveis, não apenas em sua característica física-biológica-psiquica.

Assim, esse breve texto possibilitará ao leitor discutir, construir e criticar, não apenas a concepção de sexualidade e a sua educação, mas compreender o elemento sexual além de uma visão bilateral; o mesmo procedimento de investigação poder-se-á utilizar para analisar a estigmitização da deficiência.

Falar sobre sexualidade, gênero, deficiência e educação, sempre pode parecer um trabalho simples, mas se mostra aos poucos uma tarefa nada fácil. Há todo um contexto e, sobre isso podemos nos recordar da questão hogienistas e eugenistas que predominou o século XX (entre anos de 1920 e 1930) no que se refere a Educação Sexual. No entanto, essa medida ainda era bastante distante da importância atual de um estudo mais aprofundado sobre os reais problemas da sexualidade, estudo de gênero e a própria concepção do que seria o sexo em sua amplitude e trancendência objetal.

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