
Paul Ricoeur (1913 – 2005) é um dos mais ilustres e notáveis filósofos franceses do século XX. Sua perspicácia e refinamento intelectual tornaram-no um intrépido interlocutor com as mais diversas áreas do conhecimento, como a psicanálise, a política, a antropologia, o direito, a história, a literatura e a teologia.
A abrangência da monumental obra de Ricoeur surpreende pelo dinamismo de seu pensamento e pelas consequências de suas formulações para a renovação da filosofia e, também, das áreas com que dialoga.
É espraiando o conhecimento filosófico que Ricoeur, pensador crítico, comprometido e envolvido com o mundo para além da filosofia, dá testemunho de sua liberdade e probidade intelectual.
Este livro nasce do desejo de tornar mais conhecidos e acessíveis aspectos diversos e relevantes da filosofia ricoeuriana. Para tanto, reunimos nesta coletânea, além de um texto do próprio Ricoeur, aqui traduzido pela primeira vez para o português brasileiro, nove outros artigos desenvolvidos por pesquisadores engajados em tal reflexão.
Nossa iniciativa somente foi possível graças à contribuição generosa de colegas do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria – Bruna Natália Richter, Bruno Fleck da Silva, Eduardo Morello, Jivago Furlan Machado, Paulo Henrique Carboni, Vítor Hugo dos Reis Costa; do Programa de Doutoramento em Filosofia da Universidade de Coimbra (Portugal) – Adelaide Gregorio Fins; do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Lara Emanuele da Luz; e dos professores Noeli Dutra Rossatto, titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria, e Paulo Gilberto Gubert, assistente da Universidade Católica de Pelotas. A eles agradecemos pela profusa colaboração.
O horizonte vasto e instigador aberto por Ricoeur é um convite para você adentrar, através da leitura deste livro, algumas das sendas de seu pensamento filosófico, como a ética, a fenomenologia hermenêutica, a narratividade, a antropologia e a política.
Tais perspectivas demonstram a largueza da obra filosófica de Ricoeur, contudo “cada livro tem um objeto limitado. É da reflexão sobre os seus limites que nasce a obsessão de outro assunto” (A crítica e a convicção, Paul Ricoeur).
