A contínua incorporação das tecnologias de comunicação nas salas de aula vem alterando por completo as condições de ensino-aprendizagem nos cursos de Jornalismo ao longo das duas últimas décadas, com destaque para o período que vai da metade dos anos 1990 aos primeiros cinco anos deste novo milênio. O uso da tecnologia, que antes era percebido como um movimento tangencial, ainda que cada vez mais relevante, ganha função central no processo de ensino-aprendizagem a partir da gradativa disseminação do fenômeno da convergência nos cursos de Jornalismo, até então uma prática restrita ao mercado de trabalho. Como em geral acontece, as mudanças nas práticas pedagógicas nem sempre vêm antecedidas, como seria recomendável, de uma reflexão sobre projetos pedagógicos, metodologias de ensino e práticas laboratoriais para citar apenas alguns aspectos merecedores de estudos sistemáticos, ainda que – justiça seja feita neste caso – podemos localizar alguns estudos de mestrado e doutorado realizados nos programas de pós-graduação nas áreas de Comunicação e Educação.
Entre os pesquisadores brasileiros direcionados a este tema desde meados dos anos 90 podemos citar José Antonio Bonfilho Delfes Zulian que em 1998 dedicou a dissertação de mestrado, defendida no Mestrado em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ao estudo comparativo do uso das tecnologias da comunicação e da informação no ensino de jornalismo na Argentina e no Brasil. Cinco anos depois, coube a Ana Valeria Machado Mendonca a iniciativa de desenvolver a dissertação de mestrado “Curso de Jornalismo On-line na UNIT: uma experiência de ensino à distância”, defendida na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2005, Marcelo Luciano Martins Di Renzo defendeu a dissertação “Nem Hertz, nem Marconi. A Onda é WEB. Ensino Superior de Radiojornalismo em Tempos de Internet”, na Universidade Católica de Santos na Faculdade de Educação da própria Católica de Santos, enquanto Lorena Percet Tarcia defendeu a dissertação “Ação, pesquisa e reflexão sobre a docência na formação do jornalista em tempo de convergências nas mídias digitais”, no Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Jornalismo E Convergência
- Comunicação
- 1 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.