
O campo de estudos da história do trabalho tem alcançado grande expansão nas últimas décadas, tanto pela adesão de novos pesquisadores, como especialmente pelo alargamento dos seus objetos.
Temas como o cotidiano dos trabalhadores, culturas de classe, e, mais recentemente, as relações entre trabalho livre e escravizado, e as experiências de exploração e dominação relacionadas ao gênero foram incorporadas às preocupações do meio acadêmico de forma incontornável.
Este movimento contínuo de renovação não significa, porém, que temas tradicionais como movimentos políticos, sindicatos e greves tenham sido deixados de lado. Pelo contrário.
Novas perspectivas teóricas e metodológicas têm emprestado dinamismo à historiografia do trabalho e também atuam no sentido de revigorar os objetos já clássicos dos estudos sobre trabalhadores e trabalhadoras.
Neste último volume da coletânea Trabalho, democracia e direitos, apresentamos uma série de artigos de pesquisas recentes (em andamento ou já consolidadas) relacionados a alguns destes temas clássicos, porém entendidos aqui em perspectiva renovada.
Projetos políticos, greves e movimentos de trabalhadores são estudados a partir de fontes e recortes inovadores, em diálogo constante com outros campos da historiografia.
Destaca-se alguns dos objetos de estudo dessas investigações: o anarquismo, o Partido Comunista do Brasil, a Aliança Nacional Libertadora, o “novo sindicalismo”, o Partido dos Trabalhadores, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), entre outros.
A coletânea encerra apresentando debates sobre conjunturas contemporâneas e os desafios que estas representam tanto para os trabalhadores e trabalhadoras como para os próprios pesquisadores da área.
Mais que história do presente, temos aqui uma série de artigos em história imediata, ainda em construção, momentos nos quais o historiador aproxima e dialoga de forma mais intensa tanto com o sociólogo quanto com o jornalista.
Esta publicação finaliza a coletânea que reuniu comunicações científicas apresentadas durante o V Seminário Internacional Mundos do Trabalho, ocorrido em setembro de 2018 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob o tema geral “Trabalho, democracia e direitos”.

Baixe o Vol. I aqui, o Vol. II aqui e o Vol. III aqui.