Comunidades De Prática Em Gestão Do Conhecimento Na Pesquisa Universitária Paulista é fruto de uma pesquisa de pós-doutorado realizada no Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto. O objetivo do e-book é compartilhar a pesquisa realizada, de forma a oferecer aos pesquisadores e sujeitos interessados na temática de Comunidades de Prática um material de fácil acesso e leitura.
A sociedade atual está cercada de novas tecnologias e um grande volume de informação. Somos constantemente absorvidos pelas mudanças que, muitas vezes, ocorrem devido ao desenvolvimento de inúmeras tecnologias, por exemplo, atualizações de serviços bancários, compras e pagamentos de forma eletrônica, desenvolvimento de vacinas e demais fármacos, estudos remotos, entre outras atividades, produtos e serviços.
Tedesco menciona que muitas mudanças culturais na sociedade contemporânea se vinculam às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Essas tecnologias, de acordo com Takahashi, são compreendidas como recursos tecnológicos utilizados de forma conjunta com objetivos comuns, a saber, alguns exemplos: aplicativos bancários, aplicativos de mensagens eletrônicas, entre outros recursos. As TICs impactam significativamente a produção de bens e serviços, assim como as relações sociais.
O antropólogo, sociólogo e filósofo Morin aborda que um dos pontos nevrálgicos do cidadão contemporâneo é a problemática de “como ter acesso às informações sobre o mundo e como ter a possibilidade de articulá-las e organizá-las”. Compreende-se que o intuito de tal questionamento se traduz em como assimilar e transformar a informação em conhecimento, sobretudo para que atitudes sejam tomadas e novos conhecimentos sejam gerados.
Isto posto, observa-se que as TICs propiciaram um maior volume e aceleramento da produção de informação, o que ocasiona a problemática da organização e utilização dessa informação produzida em grande volume.
Neste cenário, são oportunas as colocações do sociólogo polonês Zygmunt Bauman que cunhou o conceito de modernidade líquida ao discorrer que a sociedade atual vive momentos de liquidez, de fluidez, em que as conexões pessoais e profissionais se dão de formas diferentes. As TICs representam um fenômeno fundamental neste processo de interação, pois possibilitam a conectividade rápida entre pessoas de diferentes lugares e em diferentes horários, por exemplo.