Jornadas De Junho

A presente obra torna público um conjunto de leituras livres sobre os fatos midiatizados como Jornadas de Junho, que marcaram o segundo semestre de 2013.

A presente coletânea torna público um conjunto de leituras livres sobre os fatos midiatizados como Jornadas de Junho, que marcaram o segundo semestre de 2013 em dezenas de cidades brasileiras, começando por São Paulo.

A obra está fortemente influenciada por outra (Cidades Rebeldes) publicada no calor dos acontecimentos, pela Editora Boi Tempo em parceria com Carta Capital, em versão impressa e eletrônica, e como parte da coleção Tinta Vermelha, que tem por meta a publicação de livros de intervenção e teorização sobre os acontecimentos atuais.

Foi, na oportunidade, o primeiro esforço de articulação e organização de um conjunto de leituras e olhares, envolvendo autores nacionais e estrangeiros em temas que vão da questão urbana, passando pela mídia e a democracia.

No nosso caso, mesmo não perdendo de vista os contextos nacional e internacional, buscamos olhar mais fortemente para as manifestações registradas na Paraíba.

A EDUEPB convocou autores paraibanos, acadêmicos e não acadêmicos, a expressarem leituras, opiniões, imagens, versos que, de algum modo, provocassem uma reflexão sobre o sentido das Jornadas.

O que de fato queremos com este Projeto?

Em primeiro lugar é preciso dizer que se trata de um projeto editorial e que, portanto, não é propriedade privada dos organizadores. A proposta da EDUEPB é contribuir com o debate, dentro e fora da academia, sobre o significado das Jornadas para democracia brasileira.

Integra o projeto um programa de debates com autores, comentadores, leitores, pensadores, políticos, movimentos sociais, em diferentes espaços institucionais, visando aprofundar, aperfeiçoar, questionar, criticar, reescrever as interpretações e enfoques aqui agendados.

Em segundo lugar, o que agendamos aqui é uma possibilidade de leitura crítica e plural da questão da participação política, que nos parece fundamental para a compreensão da crise, que experimentamos na contemporaneidade, da democracia representativa.

Independente se pacíficas ou violentas, se sem bandeiras orgânicas ou vínculos ideológicos e partidários, se manipuladas e usadas pela grande mídia contra um projeto de poder, se festiva ou vândala, o certo é que os protestos de junho terão impactos significativos nos discursos, projetos e práticas políticas, da esquerda à direita, nos próximos anos.

Por fim, há muitas questões abertas em diferentes campos, como as relações ciência, tecnologia e sociedade; apatia e silêncio dos intelectuais, movimentos sociais e partidos políticos à esquerda; a questão da corrupção; da reforma política; do papel das redes sociais na articulação dos protestos; das novas lideranças políticas dos movimentos (quem são?, o que pensam?, o que querem); o significado de participação no contexto político atual; o lugar da mídia e da justiça na sociedade brasileira atual; as questões de gênero como estão colocadas nas políticas públicas; e a grande pergunta: para onde estamos indo? Temos esperança?

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A presente obra torna público um conjunto de leituras livres sobre os fatos midiatizados como Jornadas de Junho, que marcaram o segundo semestre de 2013.

A presente coletânea torna público um conjunto de leituras livres sobre os fatos midiatizados como Jornadas de Junho, que marcaram o segundo semestre de 2013 em dezenas de cidades brasileiras, começando por São Paulo.

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Foi, na oportunidade, o primeiro esforço de articulação e organização de um conjunto de leituras e olhares, envolvendo autores nacionais e estrangeiros em temas que vão da questão urbana, passando pela mídia e a democracia.

No nosso caso, mesmo não perdendo de vista os contextos nacional e internacional, buscamos olhar mais fortemente para as manifestações registradas na Paraíba.

A EDUEPB convocou autores paraibanos, acadêmicos e não acadêmicos, a expressarem leituras, opiniões, imagens, versos que, de algum modo, provocassem uma reflexão sobre o sentido das Jornadas.

O que de fato queremos com este Projeto?

Em primeiro lugar é preciso dizer que se trata de um projeto editorial e que, portanto, não é propriedade privada dos organizadores. A proposta da EDUEPB é contribuir com o debate, dentro e fora da academia, sobre o significado das Jornadas para democracia brasileira.

Integra o projeto um programa de debates com autores, comentadores, leitores, pensadores, políticos, movimentos sociais, em diferentes espaços institucionais, visando aprofundar, aperfeiçoar, questionar, criticar, reescrever as interpretações e enfoques aqui agendados.

Em segundo lugar, o que agendamos aqui é uma possibilidade de leitura crítica e plural da questão da participação política, que nos parece fundamental para a compreensão da crise, que experimentamos na contemporaneidade, da democracia representativa.

Independente se pacíficas ou violentas, se sem bandeiras orgânicas ou vínculos ideológicos e partidários, se manipuladas e usadas pela grande mídia contra um projeto de poder, se festiva ou vândala, o certo é que os protestos de junho terão impactos significativos nos discursos, projetos e práticas políticas, da esquerda à direita, nos próximos anos.

Por fim, há muitas questões abertas em diferentes campos, como as relações ciência, tecnologia e sociedade; apatia e silêncio dos intelectuais, movimentos sociais e partidos políticos à esquerda; a questão da corrupção; da reforma política; do papel das redes sociais na articulação dos protestos; das novas lideranças políticas dos movimentos (quem são?, o que pensam?, o que querem); o significado de participação no contexto político atual; o lugar da mídia e da justiça na sociedade brasileira atual; as questões de gênero como estão colocadas nas políticas públicas; e a grande pergunta: para onde estamos indo? Temos esperança?

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