
Sob o título Deficiências Diversas: Perspectivas De Inclusão No Contexto Escolar a presente obra apresenta-se com o objetivo de retratar e contextualizar os mais variados tipos de deficiências e sua relação aluno e escola, de forma a buscar perspectivas que favoreçam a inclusão das pessoas que apresentam algum tipo de deficiência.
Organizada por Cícero de Sousa de Lacerda, Josemary Marcionila Freire Rodrigues de Carvalho Rocha, Jader Rodrigues De Carvalho Rocha e Hercílio de Medeiros Sousa, trata-se de uma estratégia de trazer em apenas uma obra a conquista de múltiplos olhares para uma realidade clara e presente no dia-a-dia escolar que é a convivência de pessoas que apresentam alguma necessidade de atenção especial devido apresentar um tipo específico de deficiências em detrimento do atendimento coletivo de pessoas que não possuem o mesmo tipo de necessidade, conhecido assim por todos como inclusão social.
A escola é para enxergada como um espaço de aquisição de conhecimentos e lugar apropriado para realizarmos uma tarefa complexa, intrigante e questionadora de incluir e realizar. Contudo cada sala de aula apresenta-se como um universo diferente e cada aluno tem sua forma de absorver e construir conhecimento.
Diante dessa perspectiva o educador precisa estar preparado para tratar com as diferenças e saber aproveitá-las como ferramenta adequada para facilitar o processo ensino aprendizagem de todo e qualquer indivíduo que assim deseje e necessite.
As perspectivas de inclusão na educação favorecem o acesso de todos ao saber e minimiza as barreiras para aprendizagem, envolvendo todos os alunos no processo de crescimento e desenvolvimento que culminam no processo de ensino aprendizagem de acordo com suas particularidades e peculiaridades.
