Os textos organizados em Formação Profissional Em Saúde E Protagonismo Dos Estudantes são originários de uma iniciativa conjunta da Revista Interface e da Rede Unida que, por meio de uma chamada pública, convidaram à submissão de manuscritos relativos à reflexão e experiência no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e no Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), ambos programas de iniciativa do Ministério da Saúde e implementados por instituições de ensino e instâncias do Sistema Único de Saúde.
Tais programas previam a busca por maior integração entre a formação e o trabalho na saúde, o fomento à mudança no ensino nestas careiras e o apoio ao desenvolvimento profissional na rede de serviços e de gestão desse setor, assim como a ampliação da participação popular. A iniciativa almejava incentivar a produção de análises e o compartilhamento de conhecimentos sobre a formação nas graduações em saúde diante de sua presença nos cenários da atenção básica e na construção do trabalho em equipes multiprofissionais e interdisciplinares.
Foram apresentados quase 400 manuscritos, submetidos à avaliação por pares e, desses, 28 artigos compuseram o Suplemento da Revista Interface (Suplemento 1, 2015). Outros 53 manuscritos foram aprovados para o projeto editorial de uma Coletânea.
Dada a densidade dos relatos, quando observada a sua distribuição por conteúdos analisados e focos explorados às narrativas, optou-se pela organização de quatro coletâneas temáticas, agregando perfis no tratamento dos componentes da prática, escolhas metodológicas à abordagem ou segmento privilegiado dentre às diretrizes e orientação política dos programas.
Formação Profissional Em Saúde E Protagonismo Dos Estudantes traz 14 capítulos com experiências cujo protagonismo é dos estudantes, na experiência e na análise da mesma, acrescidos por um capítulo no formato de ensaio teórico feito pelos organizadores.
Os textos foram agrupados em duas sessões: “Formação e Protagonismo” e “Presença e Profissionalização”. A leitura dos capítulos permite perceber e refletir sobre componentes fundamentais para a composição do perfil e pouco analisados na formação profissional: sentimentos, percepções, vivências e a interação propriamente dita com os serviços e territórios.